O ESSENCIAL: Destino no Coaf será selado nesta semana

E mais: o aceno do candidato a presidente argentino, as ofensas do presidente brasileiro, e o relato honesto de Fabio Assunção sobre dependência química
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 de agosto de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
A medida provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Banco Central já está na Secretaria Geral da Presidência. O documento foi assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na sexta-feira. A MP deve ser publicada amanhã,  resultando na saída imediata do atual presidente do Coaf , Roberto Leonel de Oliveira Lima, indicado pelo ministro da Justiça,  Sergio Moro, e que se tornou alvo da insatisfação do presidente Jair Bolsonaro. 

Por quê? A pressão pela saída de Leonel vem desde o início do mês, devido a críticas públicas feitas por ele à liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a pedido do senador Flávio Bolsonaro, que suspendeu o uso de dados fornecidos por órgãos como o Coaf em investigações, sem autorização judicial prévia.


E ainda... Também na manhã de hoje, Moro terá uma reunião com Bolsonaro para tentar baixar a fervura da crise desencadeada pelo presidente ao tentar impor um nome a Superintendência da Polícia Federal no Rio. Na sexta-feira, como revelou o GLOBO, o diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, ameaçou deixar o cargo se Bolsonaro insistisse na indicação do delegado Alexandre Silva Saraiva para chefiar a PF no Rio. Outros diretores e superintendentes também avisaram que deixariam os cargos. 
 
No sábado, Bolsonaro esteve na Festa do Peão de Barretos (SP), onde montou o cavalo "Mito", rezou e assinou um decreto a favor dos rodeios. Horas antes, em Resende (RJ), disse que ainda não leu o projeto de lei sobre abuso de autoridade, mas já avisou: "vai ter veto". 
 
Apesar dos ataques de Bolsonaro, o favorito à presidência da Argentina defende o Mercosul e diz que o Brasil "é e continuará sendo" o principal parceiro do pais. Alberto Fernández afirmou que não pensa em fechar a economia e pediu que presidente brasileiro "fique tranquilo".
Governadores da Amazônia Legal soltaram nota lamentando que a postura do governo federal tenha levado à suspensão de repasses da Alemanha e Noruega e dizem que irão negociar diretamente com os países.

 
Viu isso?
Saneamento: Estatais gastam mais em salários do que investem no sistema de água e esgoto. As folhas de pagamento consumiram R$ 8,5 bilhões acima do valor aplicado para melhorar o sistema. Mais de cem milhões de brasileiros seguem sem coleta adequada de esgoto.
A corte do Rei Arthur: Foragido da Justiça brasileira, o empresário Arthur Soares, acusado de envolvimento no esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral, circula livremente e vive uma vida de luxo em Miami. Ele foi localizado pelo "Fantástico", da TV Globo.
Todos os insultos do presidente: Jair Bolsonaro tem disparado frases ofensivas em entrevistas, discursos e redes sociais. Levantamento do GLOBO contabilizou 58 ofensas dirigidas a 55 alvos diferentes desde janeiro. Veja todas elas.
Em Hong Kong: Mesmo com a ameaça da China, manifestantes voltaram às ruas em Hong Kong. Para acabar com as acusações de "terrorismo" do governo central chinês, a organização dos protestos pediu um ato "racional e não violento".
No Brasileirão: Favorecido pela derrota do Santos, o Flamengo de Jorge Jesus está a apenas dois pontos da liderança. No Maracanã, o Fluminense perdeu para o vice-lanterna CSA por 1 a 0. Agora, está na zona de rebaixamento.
No armário: Em busca de privacidade, presidente se refugia no closet do Palácio da Alvorada, onde instalou uma escrivaninha para despachar e usar redes sociais sem ser incomodado.
Nos hospitais: Em dez anos, o SUS perdeu 43 mil leitos de internação. O estado com maior redução foi o Rio, onde as vagas caíram 35,5%. O Ministério da Saúde diz que o corte é fruto de avanço em tratamentos e reforço na prevenção.  Mas o orçamento do ministério não reflete isso.
E sem remédio: Pelo menos 8.500 pessoas estão à espera de medicamentos para doenças graves e raras no Rio. Os dados são do próprio governo estadual.
Num oásis: conheça Laje do Muriaé, único município do estado do Rio que não teve um roubo sequer em 2019.
STEPAN NERCESSIAN, ator
 
Após desabafo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro,
protagonista de 'Charinha' conta como viveu sete meses sem emprego,
período em que escreveu ‘A arte de pedir — Guia prático para inadimplentes e negativados’
exclusiva
'Vício não é questão de caráter', diz Fabio Assunção. Um dos atores mais admirados de sua geração, ele fala pela primeira vez de memes e episódios delicados que viveu. E frisa: é preciso debater a droga como tema de saúde.
Ouça o depoimento dele e conheça os bastidores de sua entrevista a Nani Rubin no podcast do GLOBO, Ao Ponto
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.