O ESSENCIAL: Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência em segundo turno

E mais: pacote antricrime, presidente da OAB, sucessão na PGR e Venezuela
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 7 de agosto de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Câmara dos Deputados aprovou, por 370 a 124, o texto principal da reforma da Previdência em segundo turno, em sessão que durou mais de cinco horas. O placar foi muito acima dos 308 votos necessários para aprovação. Hoje, os parlamentares devem concluir a votação dos destaques.

Bastidores: para viabilizar a votação, o governo negociou a liberação de emendas parlamentares. Um projeto de lei encaminhado ontem ao Congresso libera R$ 3 bilhões para os ministérios conseguirem pagar as emendas.
 
O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória para alterar lei que ele mesmo havia sancionado, em abril, sobre a publicação de balanços de empresas na imprensa. A MP desobriga a divulgação na mídia e a torna obrigatória apenas em sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da própria companhia e da B3.

O que foi dito: Bolsonaro justificou o ato dizendo que retribuiu o tratamento que recebeu da imprensa na campanha e criticou o jornal Valor Econômico e reportagem do GLOBO sobre a nomeação de familiares em seu gabinete e o de seus filhos.

Repercussão: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou a medida tomada “da noite para o dia”. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que a MP está “na contramão da transparência da informação”.
 
O governo brasileiro vai proibir a entrada de altos funcionários do regime de Nicolás Maduro no país. Será a primeira vez que o Brasil adotará sanções contra outro país de forma unilateral, fora do âmbito de organizações multilaterais. A medida foi anunciada pelo chanceler Ernesto Araújo um dia depois de os Estados Unidos aplicarem novas sanções contra a Venezuela, que podem atingir empresas que fizeram transações com o regime.

Análise: especialistas avaliam que o impacto das sanções dos EUA deve ser modesto. A punição parece mirar mais as negociações entre o governo de Maduro e a oposição e servir para Trump obter benefícios eleitorais.
Itaipu existe graças ao trabalho silencioso de presidentes e diplomatas que sempre evitaram acordar o sentimento nacionalista do Paraguai. Com a trapalhada do acordo, desmanchou-se um trabalho de meio século
Viu isso?
Após críticas de Bolsonaro: a Petrobras cancelou contrato com o escritório de advocacia do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.
Ideia na cabeça: o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, defendeu que a Ancine esteja “alinhada ao sentimento cristão da maioria”.
Pacote anticrime: em derrota para Sergio Moro, o grupo de trabalho da Câmara rejeitou a proposta de instituir o “plea bargain”, um acordo entre as partes antes da abertura de processo criminal.
Fora da lista tríplice: o subprocurador Augusto Aras esteve quatro vezes com Bolsonaro e ganhou força para assumir a Procuradoria-Geral da República.
Dia do fica: a Segunda Turma do STF negou pedido de extradição do turco naturalizado brasileiro Ali Sipahi, acusado de terrorismo pelo governo da Turquia.
Em pauta: 542 menores de idade, incluindo alguns que cometeram homicídio e latrocínio, já deixaram centros socioeducativos do Rio por causa da superlotação. STF volta a analisar caso hoje.
Nelson Pretto, professor da UFBA
Em entrevista, defende que a tecnologia seja usada para a criação de conhecimento e cultura. Ele participará do Educação 360 STEAM, em 27 de agosto, no Museu do Amanhã
Especialistas em segurança analisam prós e contras de intenção de Bolsonaro de aumentar proteção a agentes que matarem em ação
Marfrig anuncia parceria com a gigante americana ADM para produzir substituto para carne bovina. Luciana Fróes consulta chefs sobre receitas
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.