Por que isso importa: a Noruega doou 93% dos R$ 3,3 bilhões recebidos pelo Fundo Amazônia, mas discorda da intenção de promover mudanças na gestão do dinheiro. O país diz que o governo brasileiro não quer mais parar o desmatamento e expressou temor de que a devastação destrua toda a floresta.
O que está acontecendo: governos estrangeiros e pesquisadores têm criticado medidas do governo Bolsonaro sobre o meio ambiente. Especialistas alertam para possíveis consequências econômicas e diplomáticas.
O governo brasileiro cogita deixar o Mercosul caso a chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner vença a eleição presidencial da Argentina, afirmou o ministro Paulo Guedes (Economia). Uma eventual saída dependeria, segundo Guedes, da intenção da chapa de “fechar a economia” do país vizinho.
Assim como presidente Jair Bolsonaro, o ministro disse que a reeleição de Maurício Macri facilitaria a relação, mas emendou: “Desde quando o Brasil precisou da Argentina?”. Importante parceiro comercial, os argentinos vivem turbulências na economia há 19 anos.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.