O ESSENCIAL: Bolsonaro vai testar interino na Procuradoria-Geral da República

E mais: PIB. Sergio Moro, Farc, Liga dos Campeões e Bienal do Livro
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 29 de agosto de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro declarou a interlocutores que deve adiar a decisão sobre o comando da Procuradoria-Geral da República e deixar que o subprocurador-geral Alcides Martins, de 70 anos, assuma a instituição de forma interina, como um teste. Quatro candidatos que eram considerados favoritos têm sido alvo de críticas em Brasília e nas redes sociais. Em 17 de setembro, Raquel Dodge deixará o cargo.

Bastidores: no Palácio do Planalto, o processo de escolha do futuro procurador-geral está restrito a Bolsonaro e ao secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira. Nem o ministro Sergio Moro (Justiça) nem os militares que integram o governo participam dos debates.
 
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% no segundo trimestre do ano, resultado que afasta o risco de recessão técnica — caso de dois trimestres negativos — e indica estagnação. Apesar da alta, acima do previsto por analistas, a economia está no mesmo patamar do início de 2012.

Entenda o resultado: a indústria cresceu 0,7%, e os serviços, 0,3%. Já a agropecuária recuou 0,4%. O setor da construção civil se destacou: registrou a primeira alta após 20 trimestres em queda.

O que está acontecendo: o ciclo de retomada do crescimento é o mais lento dos últimos 40 anos. Cinco pontos ajudam a explicar por que o país não consegue acelerar a atividade econômica.

Em paralelo: as contas públicas fecharam julho com déficit de R$ 6 bilhões. Apesar de negativo, é o melhor resultado para o mês desde 2014.
Viu isso?
Visita à Casa Branca: Jair Bolsonaro está inseguro sobre indicação para embaixada em Washington, disse Eduardo Bolsonaro. Amanhã, o deputado será recebido por Donald Trump.
Acenos do presidente: em novo gesto de aproximação, Bolsonaro disse que o ministro Sergio Moro é um “patrimônio nacional”.
Nova política: a Petrobras mudou a forma de remunerar acionistas, atrelando o pagamento de dividendos ao nível de endividamento.
Mortes em confronto: a polícia brasileira mata na mesma proporção dos policiais da Venezuela e de El Salvador, aponta estudo.
Retorno às armas: guerrilheiro que pertenceu à cúpula das Farc anunciou “nova etapa da luta armada” na Colômbia.
Liga dos Campeões: sorteio da primeira fase colocou Paris Saint-Germain e Real Madrid frente a frente e o Barcelona em grupo da morte.
Brigitte Macron, primeira-dama da França
Declaração em que agradece mobilização de brasileiros nas redes sociais pedindo desculpas por comentário ofensivo do presidente Jair Bolsonaro
Trezentos autores, acadêmicos e poetas das redes sociais passarão pelo evento literário, que começa amanhã. Veja as mesas de debates mais concorridas
Dedicar tempo à metrópole, viajar pela Califórnia ou escapar para Disneyland e conhecer nova área dedicada a Star Wars podem compor roteiro da visita
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.