O presidente Jair Bolsonaro declarou a interlocutores que deve adiar a decisão sobre o comando da Procuradoria-Geral da República e deixar que o subprocurador-geral Alcides Martins, de 70 anos, assuma a instituição de forma interina, como um teste. Quatro candidatos que eram considerados favoritos têm sido alvo de críticas em Brasília e nas redes sociais. Em 17 de setembro, Raquel Dodge deixará o cargo.
Bastidores: no Palácio do Planalto, o processo de escolha do futuro procurador-geral está restrito a Bolsonaro e ao secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira. Nem o ministro Sergio Moro (Justiça) nem os militares que integram o governo participam dos debates.
Entenda o resultado: a indústria cresceu 0,7%, e os serviços, 0,3%. Já a agropecuária recuou 0,4%. O setor da construção civil se destacou: registrou a primeira alta após 20 trimestres em queda.
O que está acontecendo: o ciclo de retomada do crescimento é o mais lento dos últimos 40 anos. Cinco pontos ajudam a explicar por que o país não consegue acelerar a atividade econômica.
Em paralelo: as contas públicas fecharam julho com déficit de R$ 6 bilhões. Apesar de negativo, é o melhor resultado para o mês desde 2014.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.