O ESSENCIAL: Favorito para a PGR foi condenado pelo Tribunal de Contas da União

E mais: Receita Federal, extradição de sequestrador, protesto no Rio, Prêmio Púskas
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 de agosto de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Ganhou força o nome do subprocurador Antonio Carlos Simões Martins Soares para assumir a Procuradoria-Geral da República em setembro. Ele já esteve com o presidente Jair Bolsonaro, apoiado pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Ao GLOBO, Soares disse que ainda não está escolhido. Sua possível indicação já repercute no Ministério Público Federal.

Repercussão: procuradores estão incomodados com a participação de Flávio no processo — o filho do presidente é investigado por supostas fraudes em gabinete parlamentar no Rio.

Quem é: Antonio Carlos Soares tem em sua carreira passagem pela Escola Superior de Guerra e atribui sua indicação a militares. Em 2013, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União por aposentadoria irregular e brigou na Justiça para não devolver R$ 74 mil pagos de forma equivocada.
 
Confirmada pela Receita Federal, a saída de João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva da subsecretaria-geral do órgão provocou a insatisfação de outros subsecretários, que cogitam entregar seus cargos. Fachada era o número 2 da instituição e comandava as operações de arrecadação e fiscalização.

Bastidores: a substituição deve fazer o governo desistir de transformar a Receita em uma autarquia. A avaliação é de que a medida ajuda a “baixar a pressão” sobre o órgão. Nos últimos dias, autoridades dos três Poderes criticaram a atuação de auditores.
Viu isso?
Enviado: o Ministério da Justiça anunciou a extradição para o Chile de Maurício Hernández Norambuena, sequestrador de Washington Olivetto.
Alinhamento aos EUA: o governo brasileiro cogita classificar o Hezbollah como organização terrorista. Foi o que fez o Paraguai hoje.
Geografia: Bolsonaro divulgou um vídeo sobre caça às baleias para criticar a Noruega. Mas as imagens eram de território dinamarquês.
Questão de verba: o Ministério da Educação estuda alterar os critérios para distribuição de recursos às universidades federais. UFRJ e UFF podem ser prejudicadas.
Barrado: estudantes e professores do Cefet do Rio protestaram e impediram a entrada do diretor interino, que foi escolhido pelo MEC.
Sobre galhos: agentes da prefeitura encontraram um homem vivendo na copa de uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Troca no comando: o Fluminense demitiu o técnico Fernando Diniz e fez contato para a volta de Abel Braga.
Prêmio Puskás: o brasileiro Matheus Cunha está na disputa pelo gol mais bonito da temporada, selecionados pela Fifa.
Ninoska Cariño, professora
Venezuelana conta como conseguiu trazer os filhos para o Brasil com ajuda de uma campanha de arrecadação pela internet. Vídeo mostra o momento do reencontro
Para ler com calma
Primeiro registro de paisagem foi feito por Ann Cook, em 1839. Celina lista seis fotógrafas que são fundamentais para a arte
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.