Um dia após pesquisa Datafolha constatar aumento da reprovação do governo, o presidente Jair Bolsonaro convocou a população a sair às ruas de verde e amarelo para manifestar apoio à defesa da Amazônia, tema que esteve no centro de protestos internacionais pela política ambiental de sua administração. Bolsonaro lembrou que o ex-presidente Fernando Collor fez apelo semelhante e testemunhou reação contrária dos brasileiros, mas descartou que acontecerá o mesmo com a sua convocação.
Em detalhes: o governo defendeu a mobilização como ato de patriotismo. O chamado foi feito durante o lançamento de uma campanha publicitária para incentivar descontos e promoções na venda de produtos na próxima semana.
O projeto de lei sobre abuso de autoridade deve receber cerca de 20 vetos, afirmou o presidente Jair Bolsonaro. Os itens ameaçados não foram revelados. O governo tem até quinta-feira para decidir sobre a sanção da lei.
O que se sabe: quase todos os vetos sugeridos pelo ministro Sergio Moro (Justiça) serão acolhidos, antecipou Bolsonaro.
Esquema na Educação: o dono da Universidade Brasil e outras 20 pessoas foram presas por suspeita de venda de vagas e fraudes no Fies.
Morte e reação: moradores da Vila Kennedy interromperam o trânsito da Avenida Brasil em protesto pela morte de um pedreiro, com tiros nas costas. Eles dizem que não havia confrontos no local quando a polícia disparou.
Relato selvagem: um garoto de 17 anos disse ter sido torturado por seguranças de supermercado após tentar furtar um chocolate. Circula nas redes sociais vídeo em que ele aparece nu sendo chicoteado.
Saga do Brexit: o primeiro-ministro Boris Johnson perdeu maioria no Parlamento britânico um dia antes de votação que pode obrigá-lo a pedir mais prazo à União Europeia.
Mundial de Basquete: depois de ficar quase 20 pontos atrás, em um jogo emocionante, a seleção brasileira venceu a Grécia, de Giannis Antetokoumpo, o jogador mais valioso da NBA.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.