O ESSENCIAL: Bolsonaro pede que população use verde e amarelo 'em defesa da Amazônia'

E mais: abuso de autoridade, fundo eleitoral, prisão de Garotinho e Rosinha, relato de tortura
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de SETEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Um dia após pesquisa Datafolha constatar aumento da reprovação do governo, o presidente Jair Bolsonaro convocou a população a sair às ruas  de verde e amarelo para manifestar apoio à defesa da Amazônia, tema que esteve no centro de protestos internacionais pela política ambiental de sua administração. Bolsonaro lembrou que o ex-presidente Fernando Collor fez apelo semelhante e testemunhou reação contrária dos brasileiros, mas descartou que acontecerá o mesmo com a sua convocação.

Em detalhes: o governo defendeu a mobilização como ato de patriotismo. O chamado foi feito durante o lançamento de uma campanha publicitária para incentivar descontos e promoções na venda de produtos na próxima semana.

Em paralelo: Israel anunciou que enviará especialistas em catástrofes naturais para ajudar o Brasil a combater incêndios na Amazônia.
 
O projeto de lei sobre abuso de autoridade deve receber cerca de 20 vetos, afirmou o presidente Jair Bolsonaro. Os itens ameaçados não foram revelados. O governo tem até quinta-feira para decidir sobre a sanção da lei.

O que se sabe: quase todos os vetos sugeridos pelo ministro Sergio Moro (Justiça) serão acolhidos, antecipou Bolsonaro.

Reação: líderes parlamentares já trabalham para tentar reverter os vetos no Congresso. O ministro Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) disse que a lei “mal escrita” pode “inviabilizar” o combate à corrupção.
Viu isso?
Inflado: o governo errou em R$ 671 milhões o cálculo para determinar o fundo eleitoral de 2020 e agora tenta reduzir a cifra no Congresso.
De volta à prisão: os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos por suposta propina da Odebrecht em fraudes envolvendo a prefeitura de Campos dos Goytacazes.
Esquema na Educação: o dono da Universidade Brasil e outras 20 pessoas foram presas por suspeita de venda de vagas e fraudes no Fies.
Morte e reação: moradores da Vila Kennedy interromperam o trânsito da Avenida Brasil em protesto pela morte de um pedreiro, com tiros nas costas. Eles dizem que não havia confrontos no local quando a polícia disparou.
Relato selvagem: um garoto de 17 anos disse ter sido torturado por seguranças de supermercado após tentar furtar um chocolate. Circula nas redes sociais vídeo em que ele aparece nu sendo chicoteado.
Saga do Brexit: o primeiro-ministro Boris Johnson perdeu maioria no Parlamento britânico um dia antes de votação que pode obrigá-lo a pedir mais prazo à União Europeia.
Mundial de Basquete:  depois de ficar quase 20 pontos atrás, em um jogo emocionante, a seleção brasileira venceu a Grécia, de Giannis Antetokoumpo, o jogador mais valioso da NBA.
Jair Bolsonaro, presidente
Declaração em que coloca a Procuradoria-Geral da República como parte do governo, apesar de a instituição ter independência
Tumores correspondem ao dobro das mortes provocadas por problemas cardíacos, e estudo indica tendência para o mundo
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.