O ESSENCIAL: Equipe econômica já estuda corte de despesas obrigatórias

E mais: Paulo Guedes, Marcelo Crivella, Laurentino Gomes, Ronaldinho Gaúcho, seleção brasileira
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de setembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Ao recuar sobre a revisão do teto de gastos, o presidente Jair Bolsonaro pediu à equipe econômica que encontre soluções rápidas para a falta de recursos do governo. Bolsonaro mudou de ideia após conversar com o ministro Paulo Guedes (Economia). Ontem, passou a defender a desvinculação de despesas obrigatórias.

O que está sendo estudado: para liberar espaço no Orçamento, o Ministério da Economia cogita congelar progressões de carreira automáticas de servidores; desvincular fundos públicos; remanejar despesas para que sejam bancadas com recursos do Sistema S; e acabar com a multa adicional de 10% sobre o FGTS em demissões sem justa causa.

Opinião: as idas e vindas mostram que Bolsonaro não tem convicção alguma sobre a questão-chave que divide hoje o seu governo, afirma Míriam Leitão.
 
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou que fossem recolhidos da Bienal do Livro exemplares da história em quadrinhos “Vingadores: a cruzada das crianças”, publicada pela Marvel. Em vídeo divulgado nas redes sociais , Crivella alega que a obra tem “conteúdo sexual para menores” e que sua ordem tem objetivo de proteger crianças. A Bienal se recusou a obedecer a determinação.

Entenda: publicada originalmente em 2010 e lançada no Brasil seis anos depois, a HQ narra a história de super-heróis e envolve um casal homossexual. A revista foi alvo de críticas da bancada evangélica na Câmara de Vereadores.
Augusto Aras fez de tudo para agradar Bolsonaro e assumirá a Procuradoria-Geral da República com a imagem de quem rastejou pela cadeira
Viu isso?
Gafe do ministro: ao minimizar declaração de Bolsonaro, Paulo Guedes disse que a primeira-dama da França, Brigitte Macron, “é feia mesmo”. Depois, ao receber críticas, pediu desculpas.
Não curtiu: Bolsonaro pediu a seus apoiadores nas redes sociais que apaguem críticas a ele pela indicação de Augusto Aras à PGR.
Em espera: a polícia do Rio tem 140 inquéritos parados desde a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, sobre dados do Coaf, incluindo caso sobre suspeito de matar a vereadora Marielle Franco.
Carimbado: mesmo com o passaporte retido pela Justiça, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho foi nomeado embaixador do Turismo do Brasil.
Amistoso: com expectativa sobre a volta de Neymar, a seleção brasileira enfrenta a Colômbia, às 21h30m, em Miami.
Laurentino Gomes, escritor
Ao comentar bastidores da produção do livro “Escravidão — Volume 1” durante palestra, autor diz que “formas de escravidão se perpetuam” em privilégios e desigualdades
Lauro Jardim e Paulo Celso Pereira avaliam o processo de enfraquecimento do integrante mais popular do governo em novo episódio do podcast do GLOBO
 
De olho em nova fronteira do mercado, brasileiros receberam 284 dos 338 vistos especiais para o setor de tecnologia emitidos pelo país até julho
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.