O ESSENCIAL: Ministro do STF determina busca e apreensão contra Janot

E mais: Lula e Lava-Jato, equipe de Aras na PGR e o primeiro dia de Rock in Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 27 de SETEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, um dia após ele ter declarado, em entrevistas, que teve intenção de matar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, dentro da Corte. A operação foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após pedido de Gilmar . Moraes proibiu Janot de entrar no Supremo e de se aproximar dos ministros.

Reações: Gilmar chamou Janot de “facínora” e sugeriu que ele procurasse “ajuda psiquiátrica”. O ex-presidente Michel Temer, também citado por Janot na entrevista, afirmou que o ex-procurador é “mentiroso” e “insano homicida-suicida”. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, comentou o caso: “Quem vai querer investir num país desse?”

Contexto: não foi sempre que Janot e Gilmar tiveram desavenças. Foto de 1988 mostra que os dois foram próximos: eles bebiam juntos em passeio de barco na Alemanha.
 
A reforma partidária e eleitoral aprovada pelo Congresso foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, com vetos. A regra que permite pagamentos fora do caixa oficial das campanhas, no entanto, foi mantida. Até a nova lei, a prática era considerada caixa dois. Especialistas em gastos públicos alertam para risco de lavagem de dinheiro.

Em detalhes: o presidente vetou itens como a volta da propaganda partidária na TV e a permissão para pagar multas com dinheiro do fundo partidário.

Entenda: as regras valerão para as eleições do ano que vem, já que foram sancionadas antes do dia 4 de outubro, um ano antes do pleito.
 
Principal DJ do país, Alok abriu as apresentações do Palco Mundo do Rock in Rio com projeções psicodélicas e remixes de canções clássicas, de Guns N’ Roses a Legião Urbana. Mais cedo, no Palco Sunset , a cantora Lellê, ex-vocalista do Dream Team do Passinho, homenageou a vereadora assassinada Marielle Franco e a menina Ágatha Félix, morta com um tiro nas costas. Na sequência, Karol Conká recebeu convidados em show feminista e libertário.

Em paralelo: usuários do BRT fizeram manifestação no terminal Jardim Oceânico, impedindo o tráfego de veículos especiais do Rock in Rio, para reclamar da falta de ônibus rotineiros. O protesto complicou o trânsito na Barra da Tijuca.

Outro ângulo: Pablo Jacob, fotógrafo do GLOBO, compartilhou dicas para fotos perfeitas no festival.
Viu isso?
Semiaberto para Lula: a força-tarefa da Lava-Jato pediu à Justiça progressão da pena do ex-presidente Lula para o regime semiaberto, por ter atestado bom comportamento.
Fase 66: a Lava-Jato realizou operação em São Paulo e Natal contra doleiros e gerentes do Banco do Brasil.
O time de Aras: o novo procurador-geral convidou um general para sua equipe com a missão de “abrir a caixa” preta da PGR.
Vida foragida: a polícia prendeu em condomínio de luxo da Barra da Tijuca homem acusado de chefiar milícia de comunidades da Zona Oeste.
Teto de gastos: dez estados descumpriram a regra em 2018 e podem ter que pagar, juntos, cerca de R$ 30 bilhões ao governo federal.
Informalidade avança: a taxa de desemprego caiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto, o que representa 12,6 milhões de pessoas.
Queda de treinador: após briga com Ganso e ofensa a torcedores, o técnico Oswaldo de Oliveira foi demitido pelo Fluminense.
Jair Bolsonaro, presidente
Comentário feito a um de seus seguranças — e captado em vídeo de transmissão ao vivo — sobre apoiador que lhe pediu ajuda para conseguir trabalho
Para ler com calma
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.