O ESSENCIAL: Críticas e ataques dominam discurso de Bolsonaro na ONU

E mais: inquérito contra Trump, caso Ágatha, Neymar, Brexit e Grammy Latino
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 24 de SETEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Com ataques indiretos a líderes internacionais, críticas a Cuba, à Venezuela e à imprensa, defesa velada da ditadura militar e uma visão otimista de sua política econômica, o presidente Jair Bolsonaro abriu os debates da 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O discurso de Bolsonaro durou 31 minutos e se afastou do tom conciliatório prometido pelo governo. O presidente disse que foi à ONU “apresentar o novo Brasil que ressurge depois de ter ficado à beira do socialismo”.

Bolsonaro também falou sobre Amazônia, questão indígena, direitos humanos e ideologia. Entenda os oito pontos principais ou leia o discurso na íntegra.
E veja o que é #FATO ou #FAKE.

Repercussão: Bolsonaro afirmou que não foi agressivo e avaliou o discurso como “objetivo e contundente”. O vice-presidente Hamilton Mourão chamou de “patriótico” e “altivo”. O ministro Augusto Heleno (GSI) disse que a repercussão ruim entre os “adversários” era “sinal de que foi muito bom”. Em encontro rápido, o presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou o brasileiro. A imprensa internacional foi mais crítica : destacou o tom “desafiador” e “arrogante” e a “obsessão por conspirações”.

Análise: diplomatas e especialistas em relações internacionais avaliam que a participação de Bolsonaro foi inflexível e áspera — focou em sua base de apoio, sem convencer atores externos, nem demonstrar compromissos concretos.

Editorial: o pronunciamento agressivo e carregado de ideologia mostra que a política externa do país rompeu com a prudência do passado.
 
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou a abertura de inquérito de impeachment contra o presidente Donald Trump. A investigação pode resultar em um processo de impedimento. Nas redes sociais, Trump disse estar sofrendo “caça às bruxas” e “assédio presidencial”.

O que está acontecendo: o presidente é acusado de pressionar o governo da Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente americano Joe Biden, que disputa as prévias democratas para eleição presidencial do ano que vem. Após revelação da imprensa, Trump confirmou conversa com o presidente Volodymyr Zelensky — e prometeu divulgar a íntegra dos diálogos. O caso foi denunciado por um agente do serviço de inteligência americano.
Viu isso?
Decreto de Witzel: o governador do Rio mudou o sistema de metas que estimulava redução de morte cometidas por policiais em confronto.
Busca e apreensão: a PF realizou operação para investigar esquema de venda de sentenças no gabinete do desembargador Siro Darlan, do Rio.
Estado selvagem: uma educadora infantil de 42 anos foi torturada e morta em casa, em São Gonçalo (RJ).
Novas regras: segundo lei sancionada por Bolsonaro, trabalhadores terão de pagar imposto sobre férias, 13º salário e hora extra frutos de acordos trabalhistas.
Exigências reduzidas: empresas com até dez trabalhadores podem, agora, ter apenas um banheiro, dividido para homens e mulheres.
Setor popular: a Assembleia Legislativo do Rio aprovou lei que autoriza retirada de parte das cadeiras do Maracanã.
Capítulos do Brexit: a Suprema Corte do Reino Unido considerou ilegal a decisão do premier Boris Johnson de suspender o Parlamento.
Neymar, jogador do PSG
Em entrevista ao jornal britânico “The Mirror”, atleta brasileiro fala sobre erros, problemas extracampo e frustrações
Para ler com calma
Pintado no século XIII, no início da Renascença, ‘Cristo menosprezado’ estava na cozinha de senhora francesa. Obra será leiloada no próximo mês
Lista inclui Nego do Borel, Tiago Iorc e outros artistas brasileiros. Vencedores serão anunciados em 14 de novembro, em Los Angeles
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.