O ESSENCIAL: Procurador-geral interino anuncia retorno de equipe da Lava-Jato

E mais: pressão sobre Amazônia, ação da PM no Rio, livro de Snowden e entrevista de Amyr Klink
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 18 de SETEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Ao assumir de forma interina a Procuradoria-Geral da República, o subprocurador Alcides Martins anunciou o retorno de seis procuradores que haviam pedido demissão do grupo de trabalho da Operação Lava-Jato, em protesto por ato de Raquel Dodge. Ele estuda revogar nomeações feitas pela antecessora.

Indicado para a PGR, Augusto Aras sinalizou que vai analisar cerca de 800 portarias assinadas por Dodge. Aras ainda precisa ser aprovado por senadores. O relatório favorável à sua indicação foi lido na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em sessão esvaziada.

O que aconteceu: antes de deixar o cargo, Dodge pediu ao Supremo Tribunal Federal a suspensão dos decretos sobre armas de fogo editados pelo presidente Jair Bolsonaro. E moveu ação para impedir censura a professores em sala de aula.
 
O governo pretende anunciar no próximo mês um pacote de medidas sobre o mercado de trabalho. Ainda sem detalhes, o plano — chamado de “choque de emprego” — envolve a qualificação de trabalhadores, acesso a microcrédito e criação de novas vagas, segundo o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Haverá revisão do sistema de cotas para pessoas com deficiências nas empresas e de regras de afastamento por acidente de trabalho.

Tema em estudo: quase todas as vagas com carteira de trabalho geradas no país este ano pagam até dois salários mínimos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Viu isso?
Reunião do Copom: o comitê do Banco Central reduziu a taxa básica de juros para 5,5% ao ano, o menor patamar da história.
Pressão do mercado: grupo de 230 investidores que administram US$ 16 trilhões pediu a empresas atitudes contra queimadas na Amazônia.
Operação fatal: cinco pessoas morreram durante ação da Polícia Militar no Complexo do Alemão. Moradores relataram tiros de helicóptero.
Disputa na Justiça: a prefeitura do Rio voltou a permitir transferências de jazigos perpétuos, mas o Ministério Público apontou irregularidade.
Reação coordenada: a Arábia Saudita culpou o Irã por ataque à petroleira, e os Estados Unidos anunciaram novas sanções a Teerã.
Valor das memórias: o governo dos EUA tenta na Justiça confiscar o lucro que Edward Snowden obter com venda de autobiografia.
Liga dos Campeões: sem Neymar, o PSG venceu o Real Madrid, e a Juventus empatou com o Atlético de Madrid na estreia das equipes.
Amyr Klink, navegador
Em entrevista sobre travessia solitária e a remo pelo Oceano Atlântico, há 35 anos, fala sobre desafios da viagem, lembra encontros com tubarões e baleias e diz estar encantado com o “mundo do desprendimento material”.
Produto chega ao mercado em outubro e permite bate-papo em vídeo, mas oferece seleção limitada de serviços de assinatura
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.