O ESSENCIAL: Em carta, Lula rejeita progressão ao semiaberto

E mais: entrevista com PGR, condenação de Eike Batista, desbloqueio de verbas da Educação
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 30 de SETEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A juíza federal Carolina Lebbos pediu à Polícia Federal uma certidão da conduta carcerária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento é necessário para a decisão sobre a progressão de pena para o regime semiaberto, pedida pelo Ministério Público Federal. Horas depois, a defesa de Lula divulgou carta do ex-presidente, que não quer deixar a cadeia sem que sua sentença seja anulada. No texto, o petista afirmou que não aceita “barganhas”.

Entenda: há um debate entre especialistas consultados pelo GLOBO sobre o poder de escolha do preso — pode ou não aceitar a progressão de regime? Veja as opiniões.

Análise: a negativa de Lula está ligada à intenção de voltar a disputar eleições. Ao ser condenado, o petista ficou inelegível: com as penas atuais, só poderá ter seu nome nas urnas em 2035.
 
O procurador-geral da República, Augusto Aras, planeja a criação de um órgão que coordene todas as forças-tarefas de investigação do país, incluindo o grupo da Operação Lava-Jato de Curitiba. Em entrevista exclusiva, o novo chefe do Ministério Público Federal comentou a atuação da Lava-Jato e sua relação com o presidente Jair Bolsonaro. Leia a entrevista.

Principais pontos: Aras defendeu “tratamento mais rigoroso” aos acordos de delação premiada, disse que não tratou com o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) investigações sobre suspeitas de irregularidades no gabinete do parlamentar e comentou a repercussão da declaração do ex-procurador Rodrigo Janot sobre intenção de matar o ministro Gilmar Mendes.
Viu isso?
Ficha criminal: Eike Batista foi condenado a oito anos e sete meses de prisão por manipular mercado de ações e usar informações privilegiadas.
Liberação de verbas: o Ministério da Educação anunciou desbloqueio de R$ 1,9 bilhão. A maior parte será repassada às universidades federais.
Recomendando Ustra: Bolsonaro disse a estudantes que a professora deles deveria ler o livro de militar condenado por tortura na ditadura.
Interesse transnacional: 14 empresas de 11 países foram habilitadas para participar do megaleilão de áreas do pré-sal em novembro.
Pavimentos na pedra: a prefeitura do Rio propôs a liberação de prédios de quatro andares no costão rochoso do Joá, em São Conrado.
Duelo no céu: após a Delta comprar parte da Latam, a American Airlines anunciou expansão de voos para América Latina, incluindo São Paulo.
De Putin a Clinton: cerca de 30 líderes mundiais participaram do enterro do ex-presidente da França Jacques Chirac, em Paris.
Lista da revista “Fortune” destaca Andrea Almeida como uma das principais representações femininas. Espanhola do banco Santander aparece no topo
Patrulhas usam corneta que ganhou fama na Copa do Mundo de 2010 para escoltar mulheres em locais onde violência prevalece
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.