O ESSENCIAL: Procuradores da Lava-Jato se demitem em protesto contra Dodge

E mais: reforma administrativa, incêndios na Amazônia, revitalização da Rocinha
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 5 de setembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O grupo de trabalho da Lava-Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou pedido de demissão coletiva por insatisfação com a procuradora-geral, Raquel Dodge. Seis procuradores deixaram seus cargos e avisaram às forças-tarefas da operação em Curitiba e no Rio.

O que aconteceu: a insatisfação se deve à decisão de Raquel Dodge de pedir arquivamento de trechos da delação do empresário Léo Pinheiro, da OAS, que citam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o irmão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Dodge fez críticas aos procuradores e disse que atua “com base em evidências” e em “cumprimento à lei”.

Fique atento: o presidente Jair Bolsonaro prometeu anunciar até hoje o novo procurador-geral. E também deve apresentar vetos ao projeto de lei sobre abuso de autoridade.
 
O governo estuda promover a fusão de seis ministérios, para que se tornem apenas três. O plano é enviar ao Congresso, até outubro, uma nova Medida Provisória sobre a reforma administrativa. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já declarou que o tema terá prioridade na pauta do Parlamento.

O que se sabe: as fusões devem unir Meio Ambiente e Turismo; Direitos Humanos e Cidadania; e Infraestrutura e Desenvolvimento Regional.

Sob avaliação: o Ministério da Economia cogita incluir proposta de emenda constitucional que altera regras de estabilidade de servidores públicos.

Em paralelo: o porta-voz da Presidência declarou que o presidente Jair Bolsonaro defende mudanças na regra do teto de gastos, mas a medida foi rechaçada por interlocutores do ministro Paulo Guedes (Economia).
Temos que esquecer nossas diferenças e nos concentrarmos nesta verdade nua e crua: isto não é um país, isto é uma zona de guerra. E eles atiraram primeiro
Viu isso?
Mapa do fogo: cruzamento de imagens de satélite e dados fundiários mostram que os incêndios na Amazônia são ilegais, afirma o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Acabou o dinheiro: com corte de 44% das verbas de custeio, a UFRJ suspendeu serviços para continuar funcionando.
Salário mínimo: Bolsonaro assinou medida provisória que cria pensão vitalícia para crianças com microcefalia que nasceram entre 2015 e 2018.
Redução de dívidas: a Odebrecht vai vender, por R$ 250 milhões, mais da metade do Porto Atlântico, projeto comercial no Rio, para o Bradesco.
Crime na rua: o arquiteto da prefeitura do Rio André Luiz Viegas Calçada foi morto a tiros no Rio Comprido, na tarde de ontem.
Cidade da música: o Rock in Rio, que começa no fim do mês, deve movimentar R$ 1,7 bilhão na economia do Rio, segundo cálculos da FGV.
Copa do Brasil: o Athletico-PR eliminou o Grêmio em disputa de pênaltis e vai enfrentar o Internacional, que ganhou do Cruzeiro, na final.
Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro
General da reserva demitido por Jair Bolsonaro critica planejamento do governo para a floresta amazônica. O Palácio do Planalto lança hoje campanha publicitária para melhorar a imagem de sua política ambiental
Podcast debate a mobilização de lideranças políticas e do governo para definir o valor que financiará campanhas na eleição do ano que vem
Para ler com calma
 
Com parque temático, viagem de trem e experiências gastronômicas, cidade da Serra Gaúcha oferece programação para toda a família
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.