O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, foi demitido pelo ministro Paulo Guedes (Economia), após divulgação de detalhes da proposta do governo para a reforma tributária. Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro associou a exoneração à intenção de implantar tributo sobre movimentações financeiras, nos moldes da CPMF — e descartou a criação do imposto na reforma.
O auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto assumirá o cargo provisoriamente. Ele foi promovido por Cintra à subsecretaria-geral do órgão há menos de um mês.
Efeito colateral: a demissão pode atrasar a tramitação da reforma tributária para 2020, avalia o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). O relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que o episódio mostra o governo “meio confuso”.
O Ministério Público do Rio abriu investigação sobre movimentações atípicas na conta bancária do deputado David Miranda (PSOL-RJ), que é casado com o jornalista Glenn Greenwald. O procedimento foi motivado por relatório do Coaf, que identificou transações que somam R$ 2,5 milhões em quase um ano.
Detalhes: O documento foi enviado ao MP dois dias depois de o site The Intercept Brazil, editado por Greenwald, começar a divulgar mensagens atribuídas a procuradores da Lava-Jato e ao ex-juiz Sergio Moro. Miranda nega irregularidades e diz que há retaliação contra o trabalho do companheiro.
Em paralelo: o Ministério Público abriu dois procedimentos para investigar denúncias de uso de funcionários fantasmas e devolução de salários no gabinete do vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente Jair Bolsonaro.
Viu isso?
Quadro clínico: o presidente Jair Bolsonaro teve distensão abdominal, o que levou os médicos a interromperem a alimentação pela boca.
Ponte aérea: a partir de outubro, o aeroporto de Jacarepaguá terá voos para Congonhas (SP). Passagens terão preço inicial de R$ 550.
Uber dos ônibus: duas decisões da Justiça autorizaram a empresa Buser, de transporte em coletivos por aplicativo, a operar no Rio.
Lista do saber: o Brasil subiu de nono para sétimo lugar no ranking de países com as melhores universidades do mundo. Mas não tem nem uma entre as 250 primeiras.
A batalha do Brexit: a suspensão do Parlamento britânico foi declarada ilegal por tribunal da Escócia. A Suprema Corte analisará o tema no dia 17.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.