O ESSENCIAL: Morte de Ágatha eleva resistência a projeto que ameniza punições a policiais

E mais: Bolsonaro na ONU, Madonna e vitória brasileira no skate
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 23 de setembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, atingida por um tiro nas costas, na sexta-feira, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, causou uma onda de comoção pelo país. E deve dificultar a aprovação da excludente de ilicitude, proposta do ministro Sérgio Moro que alivia a punição a policiais acusados de matar em ação. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao comentar a tragédia, disse que é preciso uma "avaliação cuidadosa" da medida. O ministro reagiu e afirmou que a morte não tem relação com sua proposta.  

Guerra de versõesÁgatha é a quinta criança morta por bala perdida este ano no estado. A menina estava numa kombi com a mãe quando foi baleada. A Polícia Militar disse que havia um tiroteio entre policiais e criminosos que fugiam do local em uma moto. Parentes e moradores da comunidade afirmam que se ouviu um único disparo e acusam a polícia. 


Witzel mantém o silêncio: O governador não se manifestou sobre a tragédia. Especialistas criticaram a política de confronto adotada pela PM em suas ações. 

E agora: O corpo de Ágatha foi sepultado na tarde deste domingo, sob aplausos de parentes e amigos. "Sabe qual era a arma que tinha dentro da mochila da minha neta? Lápis, caderno, apontador, livro", desabafou Airton Félix, avô da menina . Hoje, os policiais militares que estavam na ação que terminou com a morte de Ágatha serão ouvidos na Delegacia de Homicídios da Capital. Além dos depoimentos, os agentes entregarão as armas que usavam. A bala retirada do corpo da menina será usada para fazer comparação com o armamento policial.
Violência encarcerada
O número de presos que excedem capacidade das cadeias é maior do que a população de quatro capitais. Esta e outras revelações estão na série especial do GLOBO sobre presídios, que segue até sexta, com vídeos narrados pelo ator Cauã Reymond. O podcast Ao Ponto conta os bastidores dos três meses de apuração
Viu isso?
O novo seguro-desemprego: Bolsa Família vira alternativa para quem não consegue trabalho. Benefício cresce nas cidades mais ricas, onde ocupações minguaram com a crise.
Diplomacia: Presidente Bolsonaro embarca hoje para Nova York, onde tentará melhorar a imagem do Brasil na ONU. Especialistas duvidam que consiga.
Apagão nas estradas: Com radares desligados, acidentes graves crescem nas rodovias federais do país. Desde março, quase todos os pardais fixos foram desativados. Veja onde eles estão funcionando ou não.
Viver em Portugal: Empreender é a nova tendência entre brasileiros que desembarcam na terrinha. Governo português dá incentivos, mas é preciso planejamento. 
Nas paradas: Em tempos de YouTube, Spotify e Facebook, como se mede o sucesso de um artista da música?
Para ameaças e bisbilhoteiros: Gabinete de Segurança Institucional quer sistema contra drones nos palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu. Ação vai custar mais de R$ 2,2 milhões.
Fezinha: Se a chance é uma em 50 milhões, por que apostamos na Mega-Sena
Trânsito livre: Gato Rubinho ganha na Justiça direito de circular por galeria em Copacabana.
Michelle Bachelet, alta comissária dos Direitos Humanos da ONU
e ex-presidente do chile
Em entrevista à rede de televisão pública chilena TVN, respondendo pela primeira vez ao comentário do presidente Jair Bolsonaro. A entrevista foi divulgada parcialmente pelo jornal "La Tercera"
Quem é Xenia França, a cantora cheia de suingue que vai se apresentar com o britânico Seal na primeira noite do Rock in Rio, sexta-feira.
Fomos ao novo show da rainha do pop em Nova York e contamos todos os detalhes. Famosa pelas megaturnês, ela agora aposta em clima intimista.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.