Repercussão: editoras chamaram de censura a ação determinada pelo prefeito Marcelo Crivella. Juristas e advogados disseram que a prefeitura não tem poder para retirar uma publicação do evento.
Em detalhes: alvo de Crivella, a história em quadrinhos “Vingadores: A cruzada das crianças” está esgotada há dois dias. Ela foi escrita pelo americano Allan Heinberg, que trabalhou nos seriados “Grey’s Anatomy” e “Sex and the city” e no filme “Mulher Maravilha”, e ilustrada pelo britânico Jim Cheung, que divulgou texto sobre atitude de Crivella.
O que se sabe: a investigação foi iniciada em Santa Catariana e identificou envolvimento de empresários, funcionários públicos e políticos. Segundo delegado, cargos dos Correios eram vendidos por até R$ 250 mil.
Quem é: Indio da Costa foi deputado por dois mandatos e ganhou destaque ao relatar a Lei da Ficha Limpa. Ele foi candidato a vice-presidente em 2010, na chapa de José Serra (PSDB); prefeito do Rio, em 2016; e governador do estado, em 2018.
O governo pretende rever indicações feitas por parlamentares que considera “infiéis” nas votações da Câmara dos Deputados. A punição é vista como uma forma de “desmontar o centrão” e foi comunicada a líderes do Congresso pelo ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral de Governo). Ele nega que a medida seja uma ameaça do Palácio do Planalto.
Em paralelo: o Ministério da Saúde liberou R$ 2,1 bilhões a municípios que foram indicados por parlamentares. O repasse do dinheiro foi negociado durante a tramitação da reforma da Previdência.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.