O ESSENCIAL: Incêndio em hospital deixa 11 mortos

E mais: apoio a Guedes, saques do FGTS, caderneta de poupança e vitrais do Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 de setembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Incêndio no Hospital Badim deixa ao menos 11 mortos
Um incêndio atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, na noite de ontem e obrigou médicos e enfermeiros a socorrer doentes nas ruas da Zona Norte do Rio. Durante a madrugada, foram encontrados dez corpos dentro do hospital. Com uma morte que já havia sido confirmada, o número de vítimas subiu para 11, e ainda há pacientes em estado grave transferidos para outros hospitais.

Como foi a tragédia: Durante a fuga do fogo, colchões foram improvisados no asfalto, enquanto pacientes eram retirados até com auxílio de escada Magirus. Uma cirurgia foi interrompida às pressas para a remoção do enfermo. Uma pessoa morreu quando recebia atendimento fora da unidade.

Ao menos oito pessoas tiveram queimaduras graves nas vias respiratórias e foram internadas no Quinta D’Or, em São Cristóvão. Outros hospitais também receberam pacientes do Badim.

O que se sabe: o incêndio teria sido provocado por um curto-circuito em um gerador do subsolo. No momento, 103 pessoas estavam internadas. Bombeiros de quatro quartéis foram mobilizados para ajudar no resgate e no combate ao fogo, que foi controlado por volta de 19h45m

Em detalhes: médicos de outras unidades se apresentaram para ajudar a socorrer os feridos. Moradores da região também correram para o local. Uma creche vizinha ao hospital foi usada para abrigar pacientes.
 
A equipe econômica teme que a demissão do secretário da Receita Federal afaste o presidente Jair Bolsonaro da agenda de ajuste fiscal e de reformas e rompa compromisso com o ministro Paulo Guedes de apoio até para medidas impopulares. Segundo interlocutores, Bolsonaro havia dado a Guedes prazo até julho de 2020 para obter sinais concretos de recuperação econômica.

O que está acontecendo: o presidente sofre pressão de ministros e políticos para liberar recursos e teme que seu governo fique refém da agenda de reforma, sem resultados concretos. Nos últimos dias, Bolsonaro admitiu rever o teto de gastos (depois recuou) e se irritou com debate sobre criação de imposto nos moldes da CPMF.

Em paralelo: enquanto Guedes tenta encontrar nome para chefiar a Receita, o ministério estuda alternativas para desonerar a folha de pagamento sem a “nova CPMF”.

Fique atento: em recuperação após cirurgia, Bolsonaro não voltará à Presidência hoje — o retorno foi adiado para terça-feira.
Tem-se diante das instituições do Estado brasileiro a tarefa de enfrentar um Executivo que não aceita limites
Viu isso?
Novas regras: o governo estudo atrelar a remuneração da caderneta de poupança à inflação, com objetivo de ampliar recursos para a habitação.
Primeira leva: começa hoje o saque de R$ 500 das contas do FGTS para quem é cliente da Caixa Econômica Federal. Agências abrem às 8h.
Mandou soltar: o desembargador João Pedro Gebran Neto, do TRF-4, concedeu habeas corpus ao ex-deputado Indio da Costa.
Destaque na embalagem: a Anvisa determinou mudanças nos rótulos de alimentos com alto teor de sódio, gordura saturada ou açúcar.
Fuga no terminal: quatro pessoas foram flagradas no aeroporto internacional do Rio com 52 quilos de drogas em malas.
A caminho de Cancún: três brasileiros foram impedidos de entrar no México. Número de ocorrências é “expressivo”, diz consulado do Brasil.
Jornalista do GLOBO conta como lidou com a perda dos pais — ambos tiraram a própria vida. Psiquiatra ensina estratégia para prevenir tentativas
Antes de vir ao país pela primeira vez, Yuval Noah Harari fala sobre riscos da tecnologia, opção por veganismo e a onda contra a globalização
Obras feitas a partir do vidro seguem diferentes estilos e representam diversas épocas. Elas enfeitam edifícios históricos, igrejas e shoppings da cidade
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.