O ESSENCIAL: Governo quer aprovar já união de tributos para destravar reforma

E mais: articulação política, comando da PF, legado de Burle Marx e 'The handmaid's tale'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de setembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo pretende dar prioridade à fusão de dois tributos federais como pontapé para aprovação da reforma tributária em diferentes fases. A ideia é começar reunindo PIS e Cofins em uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) — juntos, eles arrecadam R$ 300 bilhões por ano. Depois, seria promovida a inclusão de IPI e Cide.

Detalhes do plano: a proposta de criação de imposto sobre pagamentos, nos moldes da CPMF, deve ficar para uma “segunda etapa”, segundo o secretário especial adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa e Silva. O tributo deve ter alíquota inicial de 0,4%.
 
O Palácio do Planalto enfrenta dificuldades para organizar uma base aliada no Senado, onde tramitam cinco assuntos que estão em sua pauta de prioridades. Um deles é a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. Ontem, a articulação liderada pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fracassou ao tentar impedir a convocação de representantes de empresas de redes sociais, como WhatsApp e Telegram.

O que está acontecendo: enquanto a reforma da Previdência é considerada bem encaminhada, o governo se preocupa com a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à embaixada brasileira em Washington, que ainda não foi formalizada; com a sabatina do subprocurador Augusto Aras, indicado à Procuradoria-Geral da República (PGR); e com a análise dos vetos à lei de abuso de autoridade.

Aconteceu ontem: Eduardo Bolsonaro disse que está confiante, por “instinto”, de que terá seu nome aprovado por senadores. E Aras teve a primeira agenda com líderes no Senado.
Celso de Mello mostrou que vai à luta contra “as trevas que dominam o poder do Estado”. Nessa briga Marcelo Crivella é um cisco no olho
Viu isso?
Substituição: cotado para assumir a Polícia Federal, o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, é próximo de Flávio e Eduardo Bolsonaro e do ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral).
Congresso dos EUA: o deputado americano Peter DeFazio propôs lei para proibir importação de carne, soja, couro e outros produtos do Brasil, além de impedir acordo de livre comércio.
Partilha: após pedido da Lava-Jato, o juiz Marcelo Bretas questionou o estado do Rio e a União se aceitam dividir o dinheiro devolvido por 72 delatores.
Livros didáticos: a Justiça de São Paulo determinou a devolução de apostilas com questões sobre identidade de gênero recolhidas por ordem do governador João Doria.
Alô, Uber: lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio obriga aplicativos de transporte a oferecerem serviço de atendimento ao cliente 24 horas por dia.
Paz ameaçada: o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu anexar áreas da Cisjordânia se for reeleito na próxima semana.
Futebol: o Brasil perdeu amistoso para o Peru, por 1 a 0, e o Fluminense foi derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras, no Campeonato Brasileiro. Hoje, Athletico-PR e Internacional iniciam disputa na final da Copa do Brasil.
Segundo episódio do podcast lembra a vida da primeira autora negra a publicar um romance e entrevista a escritora Conceição Evaristo
Enquanto sítio do paisagista é candidato a Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, outras obras sofrem com falta de manutenção
Margaret Atwood é recebida como posptar ao apresentar ‘Os testamentos’, a continuação da distopia que inspira série ‘The handmaid’s tale’
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.