O ESSENCIAL: Venda de drogas e homens armados em viagem de trem no Rio de Janeiro

E mais: Por efeito da crise os cinco principais bancos do país já retomaram 90 mil imóveis por dívida
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 16 de setembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Uma equipe do GLOBO percorreu ao longo de uma semana o ramal de trem entre Belford Roxo e a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, flagrando traficantes armados e venda de drogas junto a estações de Jacarezinho, Del Castilho, Pavuna e  Vila Rosali.

O que se sabe: A presença ostensiva do tráfico foi apenas um dos sinais flagrantes da naturalização da violência que acompanha as viagens do ramal de trem. A equipe flagrou um esquema de compra, venda e consumo de drogas ao longo do ramal. Homens armados dão cobertura a traficantes que trabalham embalando a droga em barracas junto às estações.

Consequência: A situação de insegurança constatada pela equipe de reportagem é tamanha que, no início deste mês, fiscais da agência reguladora de transportes, a Agetransp, que iniciaram vistorias para verificar a acessibilidade nos transportes públicos do Rio, deixaram de ir às estações Jacarezinho e Del Castilho por causa da violência.

No passado: O tráfico de drogas também era frequente na malha ferroviária do Rio nos anos  1990. Uma série de reportagens publicadas no GLOBO com o título “O expresso do pó”, em 1997, mostrou que das 90 estações do sistema da antiga Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens), um terço havia sido tomada por bandidos.
 
Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander detêm de 90 a 100 mil imóveis retomados em pagamento a dívidas, segundo levantamento da ReSale, plataforma especializada na venda desses imóveis, comprada pelo BTG Pactual, em maio. Este total equivale a 74% dos 121,5 mil imóveis novos e prontos para a venda no país, de acordo com dados da Abrainc, entidade que reúne as incorporadoras.

Entenda: O comportamento da construção civil foi um dos destaques da alta de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano. Mas o inchaço da carteira de imóveis nas mãos dos bancos é um entrave indireto à retomada da construção civil. Por que se os bancos não conseguem se desfazer desse estoque, eles começam a ficar mais exigentes no financiamento imobiliário.

Consequência: Para especialistas, o volume de imóveis retomados reflete a situação da economia, que, apesar de apresentar sinais de melhora no ambiente econômico, ainda sente o desemprego, o achatamento da renda e a alta da informalidade.
 

O quadro de pré-candidaturas para as eleições municipais do próximo ano no Rio e nos seis maiores colégios eleitorais da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana reflete as cicatrizes da Lava-Jato e o surgimento de nomes do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Contexto: Os antigos líderes do MDB do Rio estão ou já passaram pela cadeia após escândalos de corrupção. Por outro lado, as forças bolsonaristas tentam se cacifar nas cidades mais populosas do estado. Já o PSC, do governador Wilson Witzel, busca alianças, assim como as siglas de esquerda, enfraquecidas, que planejam remodelar seus discursos.

Cacá Diegues
Numa democracia é difícil determinar o que deseja a maioria. E, sem a manifestação da maioria, não há democracia possível. Mas a democracia existe para garantir o direito à voz e à ação das minorias.
Viu isso?
Ataques à Arábia Saudita: O Irã negou a acusação de que estaria por trás de ataques com drones a grandes centros de petróleo na Arábia Saudita, no sábado.
Alta no petróleo: O ataque à central petrolífera saudita fez o país perder metade da sua capacidade de produção.  Se a recuperação demorar, o barril do petróleo pode chegar a US$ 100.
Ofensiva saudita: O colunista Guga Chacra mostra que o ataque às instalações de petróleo ocorrem dentro do contexto da ofensiva saudita contra os houthis, no Iêmen.
Fora da degola: A falha de um dos goleiros mais seguros do país deu a vitória do Fluminense sobre o Corinthians. O 1 a 0 deixou o time carioca fora da zona de rebaixamento ao final do primeiro turno.
Luto luso-brasileiro: Morreu na madrugada do domingo, no Hospital Samaritano, em São Paulo, o cantor português Roberto Leal, vítima de melanoma, um tipo maligno de câncer de pele
Melanoma: Entenda o câncer de pele agressivo que provocou a morte de Roberto Leal.
Thiago Prado, editor de País do GLOBO, e o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves discutem até que ponto o apoio evangélico é decisivo nas eleições.
Uma nova versão para a novela clássica de 1994 substituirá “Órfãos da terra” na faixa das 18h da TV Globo. A trama se passa na primeira metade do século XX e trata de relacionamentos familiares.
Sem pudor: Aos 71 anos, Marco Nanini expõe o corpo em cenas de sexo no filme 'Greta'
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.