O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma interpelação ao presidente Jair Bolsonaro por declarações sobre seu pai, Fernando Santa Cruz, militante de esquerda morto na ditadura militar. O documento foi assinado por doze ex-presidentes da OAB. O relator será o ministro Luís Roberto Barroso.
Chamado de “doleiro dos doleiros”, Dario Messer foi preso pela Polícia Federal no bairro dos Jardins, em São Paulo. Ele estava foragido desde maio de 2018 e é acusado de participar, com protagonismo, de esquema de lavagem de US$ 1,652 bilhão.
Quatro presos foram mortos em um caminhão-cela do governo do Pará durante transferência de Altamira para Belém. Eles estavam sendo transferidos por causa do massacre que resultou na morte de 58 presos.
Reação: o Ministério Público e a Polícia Civil vão investigar as mortes. A Ordem dos Advogados do Brasil pediu explicações ao governo. Novas transferências foram suspensas.
Pnad Contínua: a taxa de desemprego reduziu para 12% — 12,8 milhões de brasileiros ainda procuram vagas de trabalho.
Corte 1: a Caixa Econômica Federal anunciou redução de até 40% nos juros cobrados a pessoas física e jurídica e intenção de lançar aplicativo para clientes de baixa renda.
Corte 2: o Banco Central dos Estados Unidos reduziu a taxa de juros em 0,25 ponto percentual. Foi o primeiro corte em 11 anos.
Ministro diz que sua decisão não provocou paralisação em massa de processos e inquéritos que usam relatórios do Coaf e outros órgãos de controle sem autorização da Justiça
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.
O presidente Jair Bolsonaro não pretende mudar seu jeito mesmo diante das críticas que tem recebido de aliados e opositores nos últimos dias. “Sou assim mesmo. Não tem estratégia. Se eu estivesse preocupado com 2022 não dava essas declarações”, afirmou em conversa exclusiva em seu gabinete no Palácio do Planalto.
O que foi dito: Bolsonaro manifestou intenção de criar “pequenas Serras Peladas” Brasil afora, disse que conversa com grupos estrangeiros para transformar área protegida em Angra dos Reis na “Cancún brasileira”, confirmou aproximação com o presidente boliviano Evo Morales e disse que a imprensa o persegue.
A revelação dos termos de um acordo entre autoridades brasileiras e paraguaias sobre a hidrelétrica de Itaipu instaurou uma crise política no Paraguai. Quatro altos funcionários do governo foram afastados, e a oposição acusa o presidente Mario Abdo Benítez de traição à Pátria e pressiona por seu impeachment.
O que está acontecendo: o acordo deve provocar impacto substancial na tarifa de luz no Paraguai. Os paraguaios consideram que o documento não tem validade jurídica; o Brasil espera que ele seja cumprido.
Em entrevista a Bela Megale, diz que Jair Bolsonaro “flerta com o autoritarismo” e que os ataques feitos a seu pai, Fernando Santa Cruz, mostram que o presidente “confessa ter relações com os porões da ditadura”