O ESSENCIAL: Bolsonaro intercede, e relator muda regra de aposentadoria para policiais

E mais: Enem, mala de cocaína e patinetes elétricos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de JUlHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Policiais federais e outros profissionais da área de segurança serão beneficiados no novo complemento ao parecer do relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP). Depois de receber telefonema do presidente Jair Bolsonaro, o deputado decidiu reduzir a idade mínima para aposentadoria das categorias. Agentes de segurança protestavam nos últimos dias, e um grupo chegou a chamar Bolsonaro de “traidor” na Câmara.

Por que isso importa: a reviravolta alterou a percepção de líderes partidários sobre a possibilidade de votação do parecer. Sem acordo durante a tarde, a sessão da comissão especial da Câmara foi adiada.

Outras mudanças: o relator também decidiu retirar todas as referências a estados e municípios, como pressionavam parlamentares de partidos do centrão. O custo da medida pode chegar a R$ 520 bilhões em dez anos, explica Míriam Leitão.
 
O Ministério da Educação pretende acabar com a prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2026. No ano que vem, 50 mil candidatos já farão o exame virtual, em data diferente dos demais candidatos — o custo será de R$ 20 milhões. O modelo da prova também deve mudar.

Efeito colateral: a migração para o modelo digital esbarra na infraestrutura das unidades de ensino. Uma em cada cinco escolas públicas de ensino médio do país não tem internet banda larga.

O que foi dito: ao contrário do que disse no ano passado, o presidente Jair Bolsonaro “não leu e não lerá” a prova do Enem, declarou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Viu isso?
Sem perícia: três semanas após início da investigação sobre ação de hacker, nenhum procurador da Lava-Jato entregou seu celular para a Polícia Federal, informa Lauro Jardim.
Retrato do crime: uma imagem feita no raio-X do aeroporto de Sevilla, na Espanha, mostra a mala com 39 quilos de cocaína carregada por militar da Aeronáutica brasileira. Veja a foto.
Digital no trabalho: cerca de 72 mil servidores federais que trabalham no Rio terão que usar ponto eletrônico, que será implantado pelo governo.
Se essa rua fosse minha: o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, proibiu, por decreto, que menores de idade usem patinetes elétricos em locais públicos. Veja as regras.
Buscas na fronteira: uma brasileira de 2 anos desapareceu enquanto tentava atravessar o Rio Grande, que fica na divisa entre EUA e México.
Inspeção: o Congresso dos Estados Unidos pediu “moratória” da Libra, a criptomoeda do Facebook, para examinar riscos ao sistema financeiro baseado no dólar.
Final definida: EUA e Holanda vão decidir a Copa do Mundo feminina no domingo, às 12h. As holandesas venceram a Suécia, por 1 a 0, na prorrogação.
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo
Declaração sobre a investigação da Polícia Federal sobre candidaturas-laranja no PSL em Minas Gerais, que ele liderava na eleição do ano passado
 
Tributo feito ao major Otto Maximilian von Westernhagen, morto no Rio em 1968, gerou polêmica. Historiador e ex-militante envolvido no crime analisam
 
Pesquisa mostra também que os homens são mais afetados pelos odores e que a pílula anticoncepcional atrapalha o reconhecimento pelo olfato
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.