O presidente Jair Bolsonaro não pretende mudar seu jeito mesmo diante das críticas que tem recebido de aliados e opositores nos últimos dias. “Sou assim mesmo. Não tem estratégia. Se eu estivesse preocupado com 2022 não dava essas declarações”, afirmou em conversa exclusiva em seu gabinete no Palácio do Planalto.
O que foi dito: Bolsonaro manifestou intenção de criar “pequenas Serras Peladas” Brasil afora, disse que conversa com grupos estrangeiros para transformar área protegida em Angra dos Reis na “Cancún brasileira”, confirmou aproximação com o presidente boliviano Evo Morales e disse que a imprensa o persegue.
A revelação dos termos de um acordo entre autoridades brasileiras e paraguaias sobre a hidrelétrica de Itaipu instaurou uma crise política no Paraguai. Quatro altos funcionários do governo foram afastados, e a oposição acusa o presidente Mario Abdo Benítez de traição à Pátria e pressiona por seu impeachment.
O que está acontecendo: o acordo deve provocar impacto substancial na tarifa de luz no Paraguai. Os paraguaios consideram que o documento não tem validade jurídica; o Brasil espera que ele seja cumprido.
Em entrevista a Bela Megale, diz que Jair Bolsonaro “flerta com o autoritarismo” e que os ataques feitos a seu pai, Fernando Santa Cruz, mostram que o presidente “confessa ter relações com os porões da ditadura”