O desmatamento na Amazônia saltou 60% em junho, comparado com o mesmo mês do ano passado. Foram 762,3 quilômetros quadrados extraídos da vegetação — duas vezes a área de Belo Horizonte —, segundo medições oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados acumulados de 2019 são os piores desde 2016.
Por que isso importa: o resultado coloca em risco compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris. Pesquisadores apontam que o discurso do governo federal contra ações de fiscalização na floresta reflete em aumento do desmatamento.
A comissão especial da Câmara que analisa a reforma da Previdência se reúne hoje sob expectativa da leitura do parecer deputado Samuel Moreira (PSDB-RJ). O relator deve propor alterações na versão final do texto. Uma delas deve ser a adoção de regras mais brandas para professoras. Veja o que pode mudar.
O que está acontecendo: o governo diz esperar aprovação do relatório até amanhã, mas deputados do centrão pressionam por um novo adiamento, e líderes partidários não chegaram a acordo sobre os procedimentos de votação. Enquanto isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda tenta incluir estados e municípios nas novas regras.
Efeitos colaterais: a incerteza sobre aprovação do relatório deixa em compasso de espera medidas para estimular a atividade econômica. O Banco Central aguarda o resultado para começar a baixar os juros.
Vinte e cinco anos depois da implantação do real, a memória não registra a enormidade do feito. Agora é natural ter uma moeda que não muda de nome nem corta zeros
Viu isso?
Esquema eleitoral: três assessores ligados ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foram indiciados pela Polícia Federal no caso de candidaturas-laranja do PSL.
Novo alvo: ao comentar caso do militar preso com cocaína na comitiva presidencial, Carlos Bolsonaro criticou o Gabinete de Segurança Institucional, que é comandado pelo ministro Augusto Heleno.
Decreto questionado: a ONU cobrou explicações sobre demissões determinadas por Bolsonaro de peritos que investigavam casos de tortura.