O Ministério de Minas e Energia pretende leiloar blocos de petróleo e gás no mar além do limite de 370 km da plataforma continental do Brasil. Enquanto espera decisão da ONU sobre extensão do limite para 650 km, o país usará precedente aberto pelo Canadá para oferecer já nos próximos dois anos a exploração dessa faixa à iniciativa privada. O maior interesse é na região próxima à Bacia de Santos chamada de “espelho do pré-sal”, que pode ampliar em 50% as reservas do país.
Por que o leilão seria atraente: como a nova fronteira fica além do polígono do pré-sal — onde a legislação obriga o regime de partilha da produção entre operador e União —, os blocos podem ser licitados sob regime de concessão, mais lucrativos para petroleiras.
Mais projetos: o governo pretende acelerar as licitações atualmente em curso para triplicar a produção diária do país na próxima década.
Um morador de rua, em surto, esfaqueou e matou duas pessoas ontem pela manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. Ele abordou um motorista que estava parado no sinal com a noiva e os atacou a facadas. O homem chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. O casal estava com o casamento marcado para daqui a três semanas. Ao tentar conter o agressor, outro motorista foi morto.
Outras vítimas: quando policiais tentavam render o suspeito, cinco pessoas foram baleadas, entre elas dois socorristas.
Declaração sobre nova medida do governo Jair Bolsonaro, que aceitou um pleito antigo dos americanos e facilitou a deportação de brasileiros que emigraram sem visto adequado aos Estados Unidos
Em tarde inspirada, o lateral-direito Rafinha mostrou por que merece a badalação que cerca seu nome e participou ativamente dos três gols do Flamengo na vitória de virada sobre o Botafogo, por 3 a 2.
'Pioneira é a palavra que melhor define Ruth de Souza, uma grande atriz negra e ativista contra o preconceito racial no Brasil', escreve Flávia Oliveira.