O ESSENCIAL: Previdência: benefício a policiais e professores destrava votação de destaques

E mais: escolas militares, barragem rompida, João Gilberto e risco de câncer
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de JUlHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo aceitou negociar a redução da idade mínima para aposentadoria de professores durante a votação dos destaques apresentados à reforma da Previdência. O objetivo é facilitar essa fase e encerrar, ainda nesta semana, a tramitação do tema na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que “talvez seja um bom acordo”.

A mudança será incluída em emenda que prevê regras mais brandas para policiais federais. o Acordo com as categorias de segurança prevê o direito à integralidade (último salário da ativa) para quem ingressar na carreira até 2019.

O que está acontecendo: a Câmara analisa sugestões de alterações ao texto. A sessão foi iniciada às 17h30m e deve ter entre 14 e 19 destaques em pauta. Veja os principais.

Impacto: se aprovados, os destaques podem reduzir a economia estimada em R$ 30 bilhões. As mudanças já feitas à proposta do governo desidrataram a reforma em R$ 281 bilhões, em dez anos.

Calculadora: simule quanto tempo falta para você se aposentar.
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode nomear o filho Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil no Estados Unidos. Eduardo é deputado federal pelo PSL e preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara. No governo do pai, tem atuado como chanceler informal e participou de reunião bilateral no salão oval da Casa Branca durante viagem do presidente a Washington.

O que foi dito: Bolsonaro listou como credenciais do filho a proficiência em inglês e espanhol e o fato de ser amigo dos filhos do presidente dos EUA, Donald Trump.

Detalhe: um dos pré-requisitos para assumir o posto de embaixador é ter mais de 35 anos, idade que Eduardo completou ontem.
Viu isso?
Bancada rachada: a deputada Tábata Amaral e sete deputados do PDT serão alvos de processo interno no partido por votarem a favor da reforma da Previdência.
Audiência no Senado: o jornalista Glenn Greenwald disse que o ministro Sergio Moro está fingindo “amnésia” e rejeitou entregar às autoridades mensagens atribuídas ao ex-juiz e a procuradores.
‘Confisco alargado’: o item do pacote anticrime que permite apreensão de bens incompatíveis com a renda lícita de investigados foi aprovado pelo grupo de trabalho da Câmara.
Escolas militares: o Ministério da Educação anunciou plano de construir 108 escolas administradas por militares até 2023.
Onda de lama: uma barragem de água se rompeu em Pedro Alexandre (BA), na divisa com Sergipe. Moradores da cidade e de município vizinho tiveram de deixar suas casas.
Ação de extradição: os EUA devem começar no domingo a prender milhares de imigrantes sem documentos, segundo o “New York Times”.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
Mensagem divulgada nas redes sociais em que critica desfiliação sem condenação do deputado Aécio Neves (MG), pressionado por tucanos de São Paulo a deixar o partido
Para ler com calma
Foto: Pixabay
Produtos já haviam sido associados à obesidade. Nova pesquisa mostra que ingerir 100ml por dia eleva em 18% possibilidade de tumores
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.