O ESSENCIAL: Impasse sobre os estados pode atrasar votação da reforma da Previdência

E mais: Moro na Câmara, proteção a dados, Brasil na final da Copa América
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de JUlHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Sem data marcada, a votação do relatório da reforma da Previdência pode atrasar, se depender de líderes de partidos do centrão. Eles desejam retirar do texto referências a estados e municípios antes de dar seus votos, para evitar o ônus eleitoral das medidas, consideradas impopulares. Também demonstram insatisfação com a demora na liberação de verbas prometidas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Calendário: uma reunião convocada pelo presidente da comissão especial da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), às 11h, definirá os próximos passos da reforma.

Fique atento: parlamentares querem que o relator faça nova mudanças no texto ainda na comissão. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse esperar que o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, não sugira nenhuma alteração.
 
Convidado a prestar esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o ministro Sergio Moro reclamou de revanchismo e disse que a divulgação de conversas privadas atribuídas a ele e a procuradores são uma tentativa de atrapalhar a Lava-Jato. Ele voltou a pôr em dúvida a autenticidade dos diálogos e negou ilegalidades.

Como foi: Moro ironizou parlamentares da oposição que defendiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recebeu um troféu do deputado Boca Aberta (PROS-PR). A sessão terminou em confusão depois que Moro foi chamado de “juiz ladrão e corrupto”.
 
Após 12 anos, a seleção brasileira voltará à final da Copa América, em jogo marcado para o próximo domingo. Ontem, Daniel Alves e Gabriel Jesus conduziram o Brasil à vitória, por 2 a 0, sobre a Argentina, no Mineirão. Do outro lado, Messi fez seu melhor jogo na competição, mas parou na trave e no goleiro Alisson, que ainda não sofreu gol no torneio.

Opinião: independentemente do resultado, a Copa América mostrou que o futebol jogado na América Latina nunca esteve tão nivelado por baixo, afirma Paulo Cézar Caju.
 
Acompanhe: Chile e Peru definem o outro finalista, às 21h30m, em duelo particular de Vargas e Guerrero. Antes, às 16h, Holanda e Suécia jogam a semifinal da Copa do Mundo feminina. Os Estados Unidos garantiram a primeira vaga  na final ao vencer a Inglaterra, por 2 a 1.
Fanfarronadas têm um preço, e o ministro do Interior da Itália aprendeu uma lição quando mandou prender, com teatralidade, a capitã alemã Carola Rackete, que salvou refugiados no Mediterrâneo
Viu isso?
Garantias: o Senado aprovou a inclusão do direito à proteção dos dados pessoais como um dos direitos fundamentais previstos na Constituição.
Sinal amarelo: a Rio Motorpark, empresa que venceu licitação para construir autódromo no Rio, tornou-se alvo de investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sem caixa: ao tomar posse, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro prometeu lutar para desbloquear verbas e impedir suspensão de atividades em nove hospitais universitários.
Esperança contra a Aids: pesquisadores dos EUA conseguiram remover, pela primeira vez, o vírus HIV do genoma de animais vivos.
Nova cúpula: acordo entre França e Alemanha deve levar a alemã Ursula von der Leyen à presidência da Comissão Europeia e a francesa Christine Lagarde ao comando do Banco Central Europeu.
Obituário: morreu, aos 94 anos, Lee Iacocca, executivo americano que criou o Ford Mustang e transformou a Chrysler em uma das maiores montadoras do mundo.
 
Onda de calor que atingiu a Europa elevou a temperatura acima do normal. Países registraram recordes no termômetro: na França chegou a 45,9ºC
Famoso por irradiar emoção no palco, Vittorio Grigolo estreia, domingo, na América do Sul. Sete atrações internacionais estão previstas até o fim de 2020
Podcast ‘Carioquices’, da CBN, debate a possibilidade de fechamento do Museu de Arte do Rio, que pode não ter contrato renovado pela prefeitura
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.