O ESSENCIAL: Testemunha do caso Marielle diz que armas foram jogadas no mar

E mais: reforma da Previdência, CPI de Brumadinho e venda do Rock in Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 2 de JUlHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Nova testemunha da investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, um pescador contou, em depoimento, que foi contratado por um aliado do PM reformado Ronnie Lessa para jogar armas no mar próximo à Barra da Tijuca. Quatro pessoas, incluindo a mulher de Lessa, teriam participado da ação para se livrar dos equipamentos.

Detalhes: o pescador descreveu o homem que o contratou e deu detalhes do lugar onde as armas teriam sido jogadas, revelam os repórteres Chico Otavio e Vera Araújo. A Marinha já realiza buscas na região.
 
Mudanças feitas no relatório sobre a reforma da Previdência reduziu de R$ 1,13 trilhão para R$ 940 bilhões a economia prevista para os dez primeiros anos da implantação das novas regras. A comissão especial da Câmara iniciou sessão, na tarde desta terça-feira, para a leitura do voto complementar do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Pontos importantes: estados e municípios ficaram de fora, ao contrário do que desejava o governo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Porém, voltou ao texto a possibilidade de contribuição extra de servidores estaduais para cobrir rombos nos sistemas de aposentadoria. Também foi incluída uma medida para reduzir fraude no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e deficientes de baixa renda. E foi mantida na Constituição a idade mínima para servidores federais se aposentarem.

Em paralelo: em protesto por regras mais brandas, policiais federais chamaram o presidente Jair Bolsonaro de “traidor”. Bolsonaro disse que negocia trechos sobre a categoria, mas declarou que “todo mundo terá a sua cota de sacrifício”.
Viu isso?
A resposta do chanceler: Ernesto Araújo rebateu críticas do governo francês e disse que países europeus usam mais agrotóxico que o Brasil.
Pistolão: dois candidatos para a Procuradoria-Geral da República buscaram apoio do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.
Protesto epistolar: cinco ex-ministros da Cultura seguiram ex-titulares da Educação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia e divulgaram texto contra ação do governo no setor.
CPI de Brumadinho: senadores aprovaram relatório que agrava pedido de indiciamento de 12 funcionários da Vale e dois da alemã Tüv Süd.
‘Stopover’: acordo entre o governador Wilson Witzel e o presidente da TAP pode permitir que turistas de voos de Portugal que fizerem conexão no Rio fiquem até cinco dias sem custos extras na cidade.
Negócio do barulho: a Live Nation, empresa americana de eventos, comprou 60% do Rock in Rio, informa o colunista Lauro Jardim.
Ideias siderais: estudantes brasileiros apresentaram, nos EUA, projetos para serem testados na Estação Espacial Internacional. Um deles propõe levar o filtro de barro para água ao espaço.
Brilho brasileiro: a tenista Bia Haddad Maia venceu a espanhola Garbiñe Murguza, ex-número do 1 do mundo, na estreia em Wimbledon.
Jair Bolsonaro, presidente
Declaração sobre permanência do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no governo. Três assessores ligados a ele foram indiciados pela Polícia Federal por irregularidades na campanha do PSL no ano passado
 
Brasil tem 38 produtos listados como itens protegidos do Mercosul, que não podem ser imitados na área do livre comércio
 
Autoridades chilenas esperavam até 180 mil visitantes ao deserto do Atacama. Argentinos também tiveram observação privilegiada. Veja fotos
 
Pesquisadores da Universidade de Purdue descobriram que insetos estão nascendo imunes a produtos químicos e temem praga difícil de controlar
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.