O ESSENCIAL: Manifestantes vão às ruas em defesa de Moro e da Lava-Jato

E mais: O passo histórico de Trump na Coreia do Norte e a timidez de Paolla Oliveira
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 1º de JUlHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Atos em apoio ao ministro Sergio Moro, à Lava-Jato e a pautas do governo, como a reforma da Previdência, ocuparam ruas de mais de 80 cidades pelo país. Em Brasília, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, juntou-se aos manifestantes. O deputado Eduardo Bolsonaro também participou da manifestação e discursou criticando o Congresso. Numa rede social, o presidente Bolsonaro parabenizou os manifestantes e disse que respeita todas as instituições, mas que, acima delas, está o povo. 

Ainda sobre a Lava-Jato: Apenas no Rio, a Lava-Jato já apreendeu mais de R$ 1,7 bilhão,  além de 699 imóveis e outros bens em 25  operações.

Enquanto isso, dentro do governo...: Na semana decisiva de votação da reforma da Previdência, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, enfrenta o que alguns congressistas veem como um processo de "fritura". Sua saída pode piorar ainda mais a relação do governo com o centrão.

...e na economia: O acordo entre o Mercosul e a União Europeia não depende do aval de todo o bloco sul-americano para entrar em vigor no Brasil. Ele passa a valer assim que for aprovado pelo Congresso brasileiro. Negociador do tratado, o secretário de Comércio Exterior brasileiro, Lucas Ferraz, conta bastidores da negociação e diz o que levou ao acordo.
 
Donald Trump se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar na Coreia do Norte. O líder americano se encontrou com o o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, na linha que divide o território das duas Coreias. Os dois ficaram cerca de um minuto no local e logo se reuniram na parte sul-coreana. Segundo Trump, Kim Jong-un concordou em seguir negociando a desnuclearização da Coreia do Norte. "Cruzar essa linha foi uma grande honra", disse Trump, que convidou o ditador norte-coreano para visitar os EUA "quando for a hora certa". Para Kim Jong-un, o encontro significa que os dois querem "criar um novo futuro".
Viu isso?
Mortes nas estradas: Uma pessoa morre a cada 15 minutos no trânsito brasileiro. "É como se caísse um avião com cem pessoas todo dia", diz o coordenador do programa SOS Estradas, Rodolfo Rizzoto. Nos últimos 20 anos, desastres nas ruas e estradas do país provocaram 734.938 mortes  e custaram R$ 5,3 bilhões ao SUS. Para especialistas, vai piorar.
Do real à revolução digital: Há exatos 25 anos, o Brasil enfrentava uma hiperinflação anual de 5.000% quando a nova moeda entrou em circulação. Com ela, veio a estabilização, que  trouxe uma série de avanços sociaisHoje, vivemos  uma nova revolução na economia: a digitalização total das operações financeiras. 
O outro Real: Em entrevista exclusiva, Vinicius Junior, a joia do Real Madrid, analisa sua primeira temporada no clube e conta como conseguiu evoluir sob o comando do técnico Zidane. Saiba também como a equipe por trás do craque protege sua carreira.
Tá liberado: Somente neste ano, a Anvisa autorizou a venda de 239 novos agrotóxicos. Agência diz que liberação acelerada não significa menos controle sobre riscos para a saúde humana.
Achado da medicina: Cientistas americanos criam método que facilita o diagnóstico de autismo em bebês. A descoberta precoce, hoje difícil e incerta, melhora as chances de tratar o distúrbio.
Made in Paraguai: Ministério Público Federal abre inquérito para apurar suspeitas de fraude em diplomas de mestrado e doutorado. Emitidos por instituições paraguaias, eles foram validados no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Olhe por onde pisa: Da Praia Vermelha à Barra de Guaratiba, 75% das amostras de areia analisadas pela prefeitura estão contaminadas. Veja a situação da orla nos 24 pontos pesquisados.
Troca-troca: A NBA abriu seu período de Free Agency neste domingo, e três astros (Kevin Durant, Kyrie Irving e DeAndre Jordan) já fecharam com o Brooklyn Nets. Fique por dentro de outras movimentações do mercado.
Emoji usava sua avó: Figurinhas (ou stickers, como preferem alguns) viram febre nas mensagens de celular e inspiram debate sobre o futuro da comunicação: a que ponto chegamos? (tem figurinha para isso também)
Ela rouba a cena na novela das 21h como a sensual Vivi Guedes, mas tem vergonha de ir à praia de biquíni. Criada em ambiente machista, brigou muito para se impor. E hoje conta: não tem vontade de casar, não sabe se quer ser mãe e congelou os óvulos "para não ficar à mercê do tempo".
Depois de muito cinema, TV paga e streaming, ator resolveu voltar aos folhetins. Há 20 anos longe deles, vai interpretar Dom Pedro II em nova trama das 18h. E diz que atuar em "O mecanismo" foi "uma baita experiência" e confirmou que ele realmente não gosta de política.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.