O ESSENCIAL: Com sinalização favorável, Câmara vota hoje a reforma da Previdência

E mais: pacote anticrime, microcefalia, João Gilberto, Flip 2019
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de JUlHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A tentativa da oposição de atrasar a tramitação da reforma da Previdência falhou, e a discussão da proposta no plenário da Câmara dos Deputados terminou mais cedo que o esperado, por volta de 0h40m. A votação do texto-base ficou para hoje. Com o trabalho acelerado, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que é possível votar a reforma em dois turnos ainda nesta semana.

Em detalhes: um requerimento da oposição para tirar a reforma da pauta foi derrotado por 331 votos a 117. O resultado foi interpretado como termômetro para a votação do texto-base. São necessários 308 votos para aprovar a proposta de emenda constitucional (PEC).

O que deve acontecer hoje: o presidente Jair Bolsonaro vai à Câmara às 8h30m, para homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus. A partir de 10h30, seis deputados farão discursos iniciais, três a favor da reforma, e três contra.

Bastidores: deputados demonstraram insatisfação com o empenho de R$ 2,5 bilhões em julho. Disseram que o governo havia acordado R$ 10 bilhões. No Twitter, Bolsonaro disse que é “obrigado a liberar” recursos.
 
Um dos pilares do projeto anticrime do ministro Sergio Moro, a possibilidade de prisão de condenados após decisão em segunda instância do Judiciário foi retirada do texto pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa as propostas. Por 7 votos a 6, parlamentares decidiram que o tema demanda alteração da Constituição e, portanto, não pode ser tratado por projeto de lei.

Repercussão: o relator, Capitão Augusto (PL-SP), avaliou como “grande derrota”. Já o governo minimizou a decisão. O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que a proposta ainda será analisada pelos plenários da Câmara e do Senado.
Nunca é demais lembrar, pode-se fazer de tudo pela Lava-Jato e por Sergio Moro, até mesmo sustentar que ele foi imparcial. O que não se pode fazer é papel de bobo
Viu isso?
Vazamentos em série: áudio atribuído ao procurador Deltan Dallagnol mostra comemoração de proibição de entrevista do ex-presidente Lula.
TCM mede eficiência: o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, deixou de cumprir 133 das 194 metas de programas estratégicos, segundo relatório.
Cargo da primeira-dama: Michelle Bolsonaro presidirá programa de voluntariado do governo, que terá mulher de Moro e irmã de Guedes.
Descoberta e esperança: duas crianças nascidas com microcefalia no Rio conseguiram reverter o quadro e têm desenvolvimento normal.
Liberdade de crítica: a Justiça dos EUA proibiu o presidente Donald Trump de bloquear no Twitter pessoas que o criticam ou debocham.
Estreia de risco: com o técnico português Jorge Jesus no banco, o Flamengo enfrenta o Athletico-PR, às 21h30, pela Copa do Brasil.
Rota para Tóquio: aos 46 anos, o velejador Robert Scheidt conseguiu índice para disputar sua sétima Olimpíada. A vaga será definida em 2020.
Wilson Witzel, governador do Rio
Declarações durante evento no RioScenarium em que sugere estimular o setor turístico do estado por meio de parceria com a Disney e convite pessoal ao Papa Francisco
Em artigo, presidente do Congresso diz que o processo democrático corre o risco de ter sua força e credibilidade afetadas por disseminação de boatos
Dois pedidos de inventário foram protocolados na Justiça enquanto cantor era velado. O GLOBO teve acesso ao testamento
Canadense Sheila Heti (foto) e americana Kristen Roupenian são algumas das autoras, de dez nacionalidades, na programação do evento, que começa hoje
No podcast da CBN, André Tirgueiro traça panorama da cidade e lembra dos gênios das artes que deram forma à alma carioca, como o cantor João Gilberto
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.