A nova proposta em estudo pelo governo para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deve estabelecer limite de R$ 500 para saque emergencial de conta ativa ou inativa em 2019. Somente em 2020 é que os valores permitidos passariam a variar conforme o saldo da conta — entre 10% e 35%. O anúncio está previsto para amanhã. A medida pode alcançar 110 milhões de trabalhadores.
Por que isso importa: limitar o saque é a opção que o governo encontrou para não descapitalizar o Fundo, que financia habitação e obras de infraestrutura.
Mais detalhes: a medida provisória que está sendo preparada deve ampliar de 50% para 100% o percentual do rendimento do FGTS.
O governo prepara a minuta de um projeto de lei a ser apresentado ao Congresso que regulamenta a mineração em terras indígenas. O tema é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro e, caso aprovado, pode autorizar ação extrativista em área equivalente a dois estados da Bahia.
O que sabemos: o projeto prevê que os indígenas tenham poder de veto na autorização para a exploração em suas terras e recebam royalties das mineradoras. Lideranças indígenas dizem que não foram consultadas para elaboração do projeto.
Análise: pesquisadores e profissionais que atuam na mineração avaliam que a expansão do garimpo embute riscos e alertam para necessidade de fiscalização.
Convicto da caricatura política que criou e legitimou nas urnas, Jair Bolsonaro parece ter esquecido quem é na vida real
Viu isso?
Ecos da polêmica:Bolsonaro inaugura, hoje, aeroporto em Vitória da Conquista (BA). Ontem, o governador do estado, Rui Costa, cancelou participação na cerimônia.
Nomes próprios: o governo reduziu o número de integrantes e retirou a sociedade civil do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.
Porca Abigail, de 2 anos, faz sucesso nas redes sociais, e não está só: marreco e pombo que vivem como irmãos e cachorro surfista levam vida de celebridades