O ESSENCIAL: Palocci diz que bancos doaram ao PT em troca de favores

E mais: FGTS com saque anual, Coaf, Escola sem Partido, 'La casa de papel'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 de JUlHO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo estuda criar uma modalidade que permita saques anuais das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O trabalhador que optar por ela perderia o direito de retirar o dinheiro em caso de demissão sem justa causa, como prevê a lei vigente.

Bastidores: ainda não está decidido, mas esta modalidade é a preferida do ministro Paulo Guedes (Economia), por considerar uma política contínua de estímulo ao consumo. Como alternativa, a equipe econômica avalia repetir a fórmula adotada pelo governo Michel Temer, de permitir apenas o saque das contas inativas.
 
Alguns dos principais bancos do país fizeram doações ao PT que somaram R$ 50 milhões em troca de favores nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, afirmou o ex-ministro Antonio Palocci em trecho de delação premiada obtido pelo GLOBO.

O que sabemos: Palocci citou casos envolvendo Bradesco, Safra, BTG Pactual, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. As instituições negam irregularidades.
 
A Polícia Federal decidiu suspender todas as investigações que usam dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), conforme determinou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, em resposta a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

Em paralelo, delegados da Polícia Civil do Rio e integrantes do Ministério Público temem que a decisão de Toffoli impacte ações contra milícias e o crime organizado.

Por que isso importa: relatórios do Coaf costumam ser ponto de partida de investigações e permitem que a polícia entenda o “dinamismo” das organizações criminosas. Eles foram usados na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, por exemplo.

Dimensão: a Procuradoria-Geral da República recebeu, desde abril de 2017, 957 relatórios enviados de forma espontânea pelo Coaf. No MP do Rio, ao menos 38 investigações tiveram início este ano a partir de dados produzidos pelo órgão.
Decisão de Toffoli sobre Coaf provoca polêmicas, e o STF precisa explicar o que acontece agora com as investigações em andamento
Viu isso?
Frustrados: o movimento “Escola sem Partido” anunciou que está suspendendo suas atividades por “falta de apoio de Bolsonaro”.
Rompido com Crivella: o ex-secretário da Casa Civil do Rio, vereador Paulo Messina, acusou a prefeitura de executar de forma irregular obras que somam R$ 92 milhões.
Maré cheia: a polícia do Rio investiga se as 8,5 toneladas de drogas e 31 armas apreendidas ontem chegaram ao Complexo da Maré pela Baía de Guanabara.
Escalada da crise: em novos capítulos da tensão no Golfo Pérsico, os EUA abateram um drone iraniano, e o Irã apreendeu um petroleiro contra a vontade dos americanos.
Incêndio criminoso: a polícia japonesa investiga por que um homem ateou fogo em um estúdio de animação em Kyoto, o que deixou 33 mortos.
Oscar dos quadrinhos: cinco brasileiros disputam, hoje, três categorias do prêmio Eisner, na Califórnia.
Jair Bolsonaro, presidente
Declaração durante comemoração dos 200 dias de governo, quando transferiu o Conselho Superior do Cinema do Ministério da Cidadania para a Casa Civil
Gravações mostram personalidades distintas do trio de astronautas e o deslumbramento de ver a Terra do espaço em julho de 1969
Série distribuída pela Netflix chega à terceira temporada, com oito episódios que narram tentativa de saque ao Banco de Espanha
Recesso escolar inaugura temporada de idas a museus e cinema e passeios ao ar livre. Também há espaço para realidade virtual e visita a barco histórico
No podcast da CBN, Maria Cristina Fernandes analisa os objetivos do deputado federal para além da imagem do pai, o presidente Jair Bolsonaro
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.