Uma briga interna entre detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, deixou 57 presos mortos — 16 pessoas foram decapitadas, segundo o governo local. A matança teria sido motivada por uma disputa entre facções criminosas.
O presidente Jair Bolsonaro atacou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, dizendo que o pai dele, Fernando Santa Cruz, fez parte de grupo “sanguinário” de militância política, a Ação Popular, durante a ditadura militar: “Se quiser saber como é que o pai dele desapareceu, eu conto para ele”. Mais tarde, declarou que Fernando foi morto por militantes de esquerda, e não por militares, como revelou a Comissão da Verdade.
O que está acontecendo: Bolsonaro atacou o pai de Felipe Santa Cruz ao reclamar de ação da OAB contra a quebra de sigilo telefônico do advogado de Adélio Bispo, responsável pelo ataque à faca a Bolsonaro no ano passado.
Contexto: Fernando Santa Cruz era estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense quando desapareceu no Rio em 1974. Não há registro de que ele tenha participado da luta armada. Depois de 40 anos, a Comissão da Verdade apresentou à família documento do Ministério da Aeronáutica relatando sua prisão.
Na estreia do podcast do GLOBO, colunistas analisam os desafios que o governo enfrentará este ano. Programa será publicado nas principais plataformas de áudio de segunda a sexta-feira, às 6h
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.