O ESSENCIAL: Partidos negociam alterar relatório sobre Previdência no plenário

E mais: Fundo Eleitoral, Lava-Jato no Rio, homicídios no Brasil, marca Neymar
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 9 de JUlHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Câmara dos Deputados e o governo ainda não chegaram a acordo para votar o relatório da reforma da Previdência no plenário nesta terça-feira. A possibilidade de o parecer ser modificado deixou a tramitação incerta. No fim da tarde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu sessão para iniciar as discussões.

O que está acontecendo: partidos negociam alterações ao texto aprovado em comissão especial. De um lado, parlamentares da base aliada e do centrão avaliam beneficiar professores, agentes de segurança e até mesmo recolocar estados e municípios no texto. De outro, a oposição prepara pacote de intervenções para atrasar a tramitação da proposta.

O que há de concreto: o governo decidiu facilitar a aposentadoria das mulheres. A mudança será feita por meio de destaque apresentado por partidos da maioria.

O que foi dito: o presidente Jair Bolsonaro disse que negocia retirar agentes de segurança do texto principal da reforma, o que contraria declarações de aliados e é visto com ressalvas no Congresso. Rodrigo Maia defendeu a inclusão de estados e municípios na reforma.
 
A campanha eleitoral do ano que vem pode chegar a ter R$ 3,7 bilhões de dinheiro público destinado a partidos e candidatos — mais que o dobro do registrado no pleito de 2018. Esse é o valor previsto para o Fundo Eleitoral pelo relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A LDO precisa ser aprovada pelo Congresso antes do recesso parlamentar.

Entenda: o Fundo Eleitoral foi criado após a proibição de doações de empresas. O relator da LDO, deputado Cacá Leão (PP-BA), diz que “praticamente todos os partidos” pediram aumento de verbas.

Análise: especialistas em financiamento eleitoral avaliam como “questionável” o aumento do valor em momento de crise fiscal e sugerem alternativa.
Viu isso?
Mudança de sistema: o e-Social, que reúne informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de empresas, será substituído em janeiro de 2020.
Capítulos da tragédia: pela primeira vez, a Vale foi condenada a reparar os danos provocados pelo rompimento de barragem de Brumadinho (MG). Na decisão, o juiz citou o Papa Francisco.
Além das fronteiras: o governador Wilson Witzel abriu escritório do Rio na Flórida, nos EUA, e anunciou representações em mais seis países.
Lava-Jato nas ruas: policiais federais prenderam Mario Libman, apontado como operador do doleiro Dario Messer. Ele teria recebido R$ 13 milhões irregulares em shopping do Rio.
Guerra particular: o Brasil tem a segunda maior taxa de homicídios da América do Sul, segundo novo relatório da ONU.
Evitando riscos: os EUA devem banir inseticida popular no Brasil, após pesquisas relacionarem o produto à malformação no cérebro de bebês.
Obituário: morreu, aos 81 anos, Fernando De la Rúa, o ex-presidente da Argentina lembrado por renunciar e deixar a Casa Rosada de helicóptero.
Donald Trump, presidente dos EUA
Mensagem publicada no Twitter para criticar o embaixador britânico em Washington, em reação a telegramas enviados ao Reino Unido que foram vazados
Ele não é somente um atleta. Sob o ponto de vista dos negócios, é um investimento de risco que interrompeu a curva positiva de rentabilidade
Imagens foram encontradas em meio à neve após equipes de resgate recuperaram os corpos, no mês passado
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.