O ESSENCIAL: Câmara aprova reforma da Previdência em primeiro turno

E mais: criminalização do caixa dois, pressão sobre Aécio Neves, e a geração Alfa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de JUlHO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a reforma da Previdência, com 379 votos a favor e 131 contra — eram necessários 308. Na sequência, serão votados os destaques, sugestões de alteração ao texto apresentadas pelos partidos. Os parlamentares terão de votar o texto novamente, já que a proposta de emenda à Constituição demanda aprovação em dois turnos antes de seguir para o Senado.

Pontos principais: a reforma fixa idade mínima para aposentadoria e estabelece quatro regras de transição no INSS. Homens poderão se aposentar aos 65 anos, após 35 anos de contribuição; mulheres precisarão atingir 62 anos de idade e 30 anos de contribuição. Haverá, ainda, mudanças nas alíquotas pagas pelos trabalhadores. Servidores civis federais terão regras próprias.

Calculadora: simule quanto tempo falta para você se aposentar com as regras aprovadas.

Em detalhes: um destaque do Podemos, com apoio do PSL, pretende beneficiar agentes federais de segurança com regra de transição que inclui idade mínima de 53 anos para homens e 52 para mulheres, ambas menores do que constava da proposta do governo.
 
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que torna crime o caixa dois em campanhas eleitorais. Originalmente, a proposta fazia parte do pacote de medidas anticrime apresentado pelo ministro Sergio Moro (Justiça), mas foi retirada para ter tramitação acelerada. O projeto não precisará ser votado pelo plenário do Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados.

O que está previsto: a pena prevista é de dois a cinco anos de prisão, mas pode aumentar em casos específicos. Entenda.

O que foi dito: “ir para a cadeia? Tá doido! De jeito nenhum!”, reagiu o senador Marcelo Castro (MDP-PI) durante a sessão da CCJ.

Em paralelo: o grupo de trabalho da Câmara que analisa a proposta anticrime aprovou a criação de cadastro nacional de armas de fogo e munição.
Viu isso?
Réplica e tréplica: o ministro Augusto Heleno (GSI) rebateu críticas de Carlos Bolsonaro dizendo que ele é “traumatizado” pelo atentado contra o pai, o presidente Jair Bolsonaro. Carlos reagiu no Twitter.
Pressão pública: o governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito paulistano Bruno Covas pediram a saída de Aécio Neves do PSDB.
Saldo milionário: a Justiça do Rio conseguiu, na segunda tentativa, leiloar o carro Lamborghini e o iate do empresário Eike Batista.
Ativos à venda: Gol e Latam arremataram, por US$ 147 milhões, cinco unidades da Avianca — cada uma inclui autorizações de pousos e decolagens e conjunto de funcionários.
Despedidas: morreu em São Paulo o sociólogo Chico de Oliveira, um dos fundadores do PT, aos 85 anos. No Rio, o jornalista Paulo Henrique Amorim foi vítima de enfarte em casa, aos 77 anos.
Alvo da ira: o embaixador britânico em Washington renunciou após vazamento de telegramas diplomáticos e reação de Donald Trump.
Jair Bolsonaro, presidente
Declaração na Câmara durante homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus sobre as indicações que terá direito a fazer para a composição do Supremo Tribunal Federal
Chamadas de geração Alfa, crianças nascidas a partir de 2010 deve enfrentar mercado de trabalho restringido pelo avanço da inteligência artificial
Tentativa de roubo de caixa d’água na Zona Norte na semana passada entrou para a lista de ações ousadas de criminosos no estado
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.