O ESSENCIAL: Gilmar suspende investigações sobre Flávio Bolsonaro

E mais: reforma da Previdência, disputa no PSL, crise no Peru, pressão de Trump, 'Coringa'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 1º de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que as investigações sobre o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, sejam suspensas . A decisão atende a pedido do parlamentar e afeta investigações do Ministério Público do Rio sobre o ex-assessor Fabrício Queiroz, a tramitação de recursos no Tribunal de Justiça do Rio e até julgamento do tema no Supremo.

Entenda: a defesa de Flávio Bolsonaro afirmou que as investigações continuavam mesmo após a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu processos que usavam dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem autorização prévia do Judiciário. Gilmar pediu que o Conselho do Ministério Público apure irregularidades no compartilhamento de dados entre o Coaf e promotores.
 
O Senado pretende votar hoje a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça, pela manhã, e no plenário, à noite. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirma que há entre 60 e 63 senadores favoráveis ao texto — são necessários 49 votos no plenário. A votação da proposta de emenda constitucional em segundo turno deve ocorrer até o dia 10 de outubro.

O que aconteceu: a votação havia sido adiada em uma semana. Ontem, Alcolumbre se reuniu com governadores do Norte e Nordeste para evitar perda de apoio de senadores dessas regiões. A reunião resultou em acordo para garantir a divisão de recursos do megaleilão do pré-sal.

Fique atento: Alcolumbre convocou para as 13h sessão do Congresso que analisará a Lei de Diretrizes Orçamentárias e vetos do presidente Jair Bolsonaro a leis recentes. Na quarta, o Congresso se reúne para avaliar vetos ao projeto de lei eleitoral.
Nos EUA, Blairo Maggi conheceu o futuro do agronegócio: máquinas que identificam doenças, leite de laboratório e hortas verticais. No Brasil, a novidade é o peso do custo Bolsonaro no caixa das empresas do campo
Viu isso?
Chave do cofre: aliados de Bolsonaro brigam por mudança no estatuto do PSL para alterar gestão do fundo partidário, que soma R$ 103 milhões.
Movimentos articulados: centrais sindicais e confederações patronais se anteciparam ao governo e discutem com Rodrigo Maia proposta de reforma sindical.
Ritmo da chuva: a prefeitura do Rio faz apenas 7 das 22 obras necessárias para evitar deslizamentos em dias de temporal.
Crise constitucional: o presidente do Peru determinou a dissolução do Congresso, que, em resposta, aprovou suspensão temporária do presidente e deu posse ao vice.
Segundo telefonema: Donald Trump foi acusado de pressionar o premier australiano, Scott Morrisson, para investigar origem de inquérito sobre influência russa na eleição de 2016.
Brecha permanente: iPhones produzidos entre 2011 e 2017 e outros aparelhos da Apple têm falha que não pode ser corrigida.
Sequência ruim: o Botafogo chegou a quatro jogos sem vencer ao ser derrotado pelo Fortaleza.
Podcast debate os objetivos do ex-presidente e do Ministério Público Federal em novo front de disputa judicial: a progressão de pena do petista
Time de jornalistas analisa os dois destaques de Flamengo e Grêmio, que amanhã disputam semifinal da Copa Libertadores
Filme sobre o vilão das HQs estreia na quinta-feira amplificado por prêmio em Veneza, aposta sobre Oscar e debate sobre violência dentro e fora dos cinemas
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.