O ESSENCIAL: Após fracasso no Brexit, primeira-ministra britânica renuncia

E mais: criminalização da homofobia, epidemia de chicungunha, goleada do Fluminense e disco de Lulu Santos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 24 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
A primeira-ministro britânica, Theresa May, renunciou ao cargo, depois de fracassar seguidas vezes na negociação para o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, aprovada em referendo em junho de 2016, há quase três anos. 

O motivo da saída: nos últimos meses, o Parlamento rejeitou três vezes acordos propostos por May para definir o destino do Brexit. A divisão é sobre uma saída mais dura, com um rompimento maior com a União Europeia, ou mais leve, com alguns laços mantidos. O impacto será amplo, de acordos comerciais à livre movimentação de pessoas de países do bloco europeu no Reino Unido.

O que vai acontecer: May vai deixar o cargo no dia 7 de junho, e seu partido, o Conservador, deverá escolher um sucessor. Um dos cotados é o ex-ministro das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres Boris Johnson. Ele é defensor de uma saída mais firme do Brexit.
 
 
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou para equiparar a homofobia e a transfobia ao crime de racismo. Seis dos 11 integrantes da Corte defenderam a criminalização, postura que foi celebrada por entidades ligadas à luta pelos direitos da população LGBTI . O julgamento será retomado no dia 5 de junho.

O que pode acontecer: se a decisão for mantida, o crime será inafiançável e imprescritível. A pena poderá chegar a três anos de prisão.

O que foi dito: “a votação traduz muito mais o que é o Brasil de 2019 do que a postura do presidente”, disse a cantora Daniela Mercury, que acompanhou a votação na primeira fila.
 
O município do Rio enfrenta uma epidemia de chicungunha, alertam especialistas em saúde pública. Em cinco meses, 11.392 moradores da cidade foram infectados pelo vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. No ano passado, os registros somaram 4.695 casos no mesmo período — a alta foi de 142%.

Em detalhes: a doença já provocou cinco mortes na cidade, duas na Zona Oeste. Campo Grande é o bairro com maior número de casos. Na Zona Sul, Botafogo lidera.
Congresso, ONGs e os próprios cidadãos se manifestam e colocam barreiras contra o
que acham inaceitável. A sociedade se move
Viu isso?
Presidente condenado: a Justiça de Brasília determinou que Jair Bolsonaro pague, em até 15 dias, indenização de R$ 10 mil por danos morais à deputada Maria do Rosário.
Nada muda: a Consultoria Legislativa do Senado considerou que o novo decreto presidencial sobre porte de armas continua inconstitucional.
Pauta travada: o governo não conseguiu acordo no Congresso para votar até 3 de junho a Medida Provisória que atualiza o marco regulatório do saneamento e permitiria investimentos estimados em R$ 700 bilhões.
Peso sobre folha de pagamento: 69% dos servidores públicos do Rio têm direito a aposentadoria especial. Veja situação em outros estados.
‘Boeing Brasil - Commercial’: a Embraer divulgou o nome definido para a empresa de aviação criada com a Boeing. Especialistas em negócios avaliam que a escolha enfraquece a marca brasileira.
CNBB quer diálogo: em entrevista, Dom Walmor Azevedo, novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, critica cortes na Educação e propostas sobre armas e anuncia guia contra abusos.
Patrimônio furtado: mais uma estátua do Rio foi levada por criminosos. Desta vez, só sobraram os sapatos de bronze e o pedestal de “Os Escoteiros”, na Glória. Veja fotos de antes e depois.
Goleada no Maracanã: em noite de João Pedro, o Fluminense abriu vantagem na Copa Sul-Americana ao vencer o Atlético Nacional (COL).
Disco que chega hoje às plataformas narra romance com Clebson Teixeira. Em entrevista, cantor comenta os ritmos do álbum e a nova fase da vida
Espetáculo com Cláudia Abreu e Leandra Leal reabre hoje o Teatro Manchete, na Glória, rebatizado como Teatro Prudential
No podcast ‘Rio+Limpo’, da CBN, jornalista comenta julgamento do STF e avanço de projeto no Congresso que criminalizam a homofobia
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.