O Senado aprovou a Medida Provisória da reforma administrativa, que vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. Em votação simbólica, senadores mantiveram decisão da Câmara de devolver o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Ministério da Economia. No dia da votação, a medida ganhou o apoio de Bolsonaro e do ministro da Justiça, Sergio Moro.
Entenda: a aprovação autoriza a redução de 29 para 22 ministérios e confirma a extinção de pasta dedicada ao Trabalho. Veja como fica a estrutura do governo.
O que aconteceu: o governo temia que novas mudanças no texto levassem a MP de volta à Câmara, o que atrasaria a tramitação. O texto vence na próxima segunda-feira.
Um dos julgamentos avaliará a necessidade de aval do Congresso para a privatização de estatais. No outro, os ministros analisarão liminar que suspendeu venda de 90% das ações da Transportadora Associada de Gás (TAG).
Bastidores: integrantes da equipe econômica relatam preocupação com a estratégia de negócios da Petrobras e com os planos do governo de arrecadar R$ 1 trilhão com venda de empresas e participações acionárias.
Nem todos os 58 milhões de pessoas que votaram em Jair Bolsonaro eram golpistas, mas todos os golpistas votaram no capitão. Passados cinco meses, a banda golpista encolheu na rua e no andar de cima, mas continua no ar
Mudanças após massacre: em reação às mortes de 55 presos, o governo do Amazonas anuncioutransferência de 29 detentos para o sistema penitenciário federal.
Estado de alerta: chegou a 77 o número de casos gripe decorrente de infecção pelo vírus H1N1 no estado do Rio — 20 resultaram em morte.
A piada mortal: o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, causou constrangimento em cerimônia oficial ao dizer, em tom de brincadeira, que rebatizaria de Vasco da Gama a ciclovia Tim Maia, porque “cai muito”.
Enem em baixa: o Exame Nacional do Ensino Médio registrou 5.095.308 inscritos confirmados, o menor número desde 2010. No ano passado, foram 6,3 milhões.
Jogos de volta: o Botafogo precisa de um empate com o Sol de América, às 19h15m, para se classificar na Sul-Americana. Já o Fluminense pode perder por até dois gols do Atlético Nacional, às 21h30m.
Em discurso, comenta encontro com presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro disse que usará sua “caneta Bic” para revogar medidas que atrapalhem a economia e o decreto que criou a estação ecológica em Angra dos Reis onde foi multado