O ESSENCIAL: Câmara derrota governo e tira Coaf das mãos de Moro

E mais: cobrança por bagagens, risco no Rio, mortes de brasileiros no Chile, 'Aladdin' e 'Brás Cubas'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 23 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Câmara dos Deputados manteve a estrutura do governo com 22 ministérios ao aprovar a Medida Provisória da reforma administrativa. No entanto, aplicou uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro: por 228 votos a 210, retirou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da responsabilidade do ministro da Justiça, Sergio Moro.

Parlamentares também decidiram pela volta da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da demarcação de terras indígenas à Justiça. A MP ainda será analisada pelo Senado.

Com
embate entre parlamentares do centrão e do PSL, a sessão terminou sem decisão sobre o trecho que restringe investigações da Receita Federal. A votação deve ser retomada hoje.

Reação: Sergio Moro
lamentou a perda do Coaf e agradeceu a quem votou com ele.

Análise: o resultado
representa “copo meio cheio, meio vazio” tanto para o Palácio do Planalto quanto para o Congresso, avalia Paulo Celso Pereira: “Bolsonaro sai com poucos arranhões, e a atuação de sua rede digital mina ainda mais a frágil articulação política de seu governo”.
 
O presidente Jair Bolsonaro deve sancionar, nos próximos dias, a abertura da aviação civil brasileira às companhias estrangeiras. Ontem, o Senado aprovou a Medida Provisória que eleva o limite de 20% para 100% da presença de capital estrangeiro no setor. Horas antes, a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou a administradora da Air Europa a operar no Brasil.

Também foi votado: senadores autorizaram a volta da regra que obriga empresas aéreas a despachar gratuitamente bagagens de passageiros. A medida havia sido
incluída na Câmara. Entidades do setor criticaram a decisão , que ainda passará à sanção presidencial.
Boa parte da tragédia brasileira se resume na separação entre a matemática e a dura língua da realidade, dizendo sempre o mesmo
Viu isso?
Decisão militar: além do veto ao porte de fuzis estabelecido em novo decreto, a posse deste tipo de arma também deve ser proibida, desta vez pelo Exército.
Morte nas férias: seis turistas brasileiros morreram por intoxicação em um apartamento de Santiago, no Chile. Há suspeita de vazamento de gás.
Vidas à beira do abismo: famílias continuam a ocupar sete das 26 casas interditadas no alto do Morro do Vidigal, muito perto de encosta.
Plano contra alagamento: a prefeitura do Rio estuda construir galeria e elevar o nível do asfalto para evitar inundações na Rua Jardim Botânico.
Cidade em alerta: moradores de Barão de Cocais (MG) vivem aflição com possibilidade de paredão de mina da Vale ceder nos próximos dias e estão divididos entre deixar o local ou ignorar o aviso.
Missão OCDE: em Paris, o chanceler Ernesto Araújo tenta acelerar o ingresso do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disputa entre EUA e Europa atrapalha adesão do país.
Disputa Sul-Americana: o Botafogo venceu o Sol de América, no Paraguai. Hoje o Fluminense enfrenta o Atlético Nacional, da Colômbia, no Maracanã, às 21h30m.
Em versão com atores, clássico da Disney oferece show visual, com destaque para cenografia, figurino e música
Artista plástico ilustrou 88 dos 160 capítulos da obra-prima de Machado de Assis nos anos 1940; imagens reaparecem em nova edição do livro
Fotógrafos e influenciadores dão dicas de como registrar momentos e pontos turísticos e os melhores aplicativos para editar imagens
No podcast da CBN, Kennedy Alencar comenta as expectativas para a eleição dos novos membros do parlamento da União Europeia, que começa hoje
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.