O ESSENCIAL: Bolsonaro indicará Moro para próxima vaga no Supremo

E mais: correção do IR, criminalidade nos bairros do Rio e outono quente
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai indicar o ministro da Justiça, Sergio Moro, para a próxima vaga que ficar disponível no Supremo Tribunal Federal. O mais provável é que a primeira cadeira aberta na corte seja a de Celso de Mello, que vai se aposentar em novembro do ano que vem, por atingir a idade limite de 75 anos.

O motivo: segundo Bolsonaro, a indicação de Moro é um "compromisso", uma vez que o ministro "abriu mão de 22 anos de magistratura" para assumir o cargo em seu governo.

O bastidor: o anúncio do presidente, quase um ano e meio antes da abertura da vaga, tem o objetivo de fortalecer seu ministro da Justiça, que sofreu uma série de derrotas nas últimas semanas.

O indicado: Moro ainda não se manifestou sobre a declaração de Bolsonaro, mas já havia dito em outra ocasião que integrar o STF seria como "ganhar na loteria".
Bolsonaro afirmou também que vai corrigir, no ano que vem, a tabela do Imposto de Renda, que está congelada desde 2015. Como não houve correção nos últimos anos, na prática os brasileiros estão pagando mais impostos.

Projeções: veja aqui como ficaria a tabela do IR se a correção anunciada por Bolsonaro for de fato implementada.

Obstáculos: a declaração do presidente, no entanto, surpreendeu a equipe econômica. Isso porque a correção da tabela representaria uma queda na arrecadação, em um momento em que o governo enfrenta dificuldades para fechar as suas contas.
Viu isso?
Criminalidade: um levantamento do GLOBO em dados oficiais revela quais os bairros do Rio que tiveram aumento, ou queda, de quatro tipos de roubos, como o de celular.
Outono quente: os primeiros dias de maio foram, em média, quatro graus mais quentes do que o normal, e o calor deve continuar. O motivo tem relação com as mudanças climáticas.
Mães do Ninho vazio: em cartas emocionantes, as mães dos dez garotos que morreram no incêndio no centro de treinamento do Flamengo contam o que gostariam de dizer aos filhos no Dia das Mães.
Após esse período, plano digital tem nove meses com 50% de desconto e dá acesso a todos os conteúdos do site e do aplicativo
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.