O Banco Central pretende mudar regras sobre o câmbio para facilitar a atuação de exportadores e importadores. A principal medida é liberar a abertura de contas em dólares no Brasil e, em sentido inverso, de reais no exterior. A possibilidade seria oferecida a pessoas físicas em um segundo momento.
Entenda: o BC prepara uma minuta da proposta para apresentar ao Congresso. Parlamentares precisam aprovar eventuais mudanças.
Em paralelo: Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse que o país não deve “cair na tentação” de reduzir a taxa de juros para estimular a economia.
Deputado afirma que ainda vai discutir com líderes partidários contribuições para o “pacto” anunciado pelo governo federal. Na véspera, presidente Jair Bolsonaro disse que tinha mais poder “na caneta” que Maia
Viu isso?
Marcha lenta: as contas do governo registraram o pior mês de abril em 21 anos. A receita caiu 1,6%, e as despesas aumentaram 0,5%.
Norma vetada: por 10 votos a um, o Supremo Tribunal Federal derrubou regra da reforma trabalhista que permitia que grávidas e lactantes trabalhassem em ambientes insalubres.
Vide o lote: o Ministério da Saúde quer usar um inseticida com validade vencida para combater o mosquito que transmite dengue, zika e chicungunha.
Remetido do Vaticano: o Papa Francisco enviou carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que lamenta as “duras penas” enfrentadas pelo petista e se solidariza com a morte de familiares.
A volta de Cunha: apesar de parecer contrário do Ministério Público Federal, a Justiça Federal do Paraná autorizou a transferência do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha para o Rio.
Seguindo o dinheiro: a Lava-Jato no Rio tem indícios de que três bancos, além do Bradesco, foram utilizados para lavagem de R$ 1,107 bilhão para integrantes do esquema do ex-governador Sérgio Cabral.
Representação na capital: Wilson Witzel, governador do Rio, criou uma secretaria estadual em... Brasília. E nomeou André Moura (PSC), ex-líder do governo Temer na Câmara, como o novo secretário.
Estado de penúria: o governo da Venezuela divulgou que a inflação oficial do país chegou a 130.060% em 2018.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.