O ESSENCIAL: Políticos do Rio querem andar armados na Câmara e na Alerj

E mais: Plano Mansueto, habeas corpus de Temer, viagem de Bolsonaro, Copa Libertadores e Sul-Americana
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 14 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A edição do decreto que facilita o porte de armas para 20 categorias estimulou grupos de deputados estaduais e vereadores do Rio a discutirem a liberação de armamentos no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, e no Palácio Pedro Ernesto, onde fica a Câmara Municipal.

Entenda: O GLOBO questionou 68 deputados e 51 vereadores sobre porte de armas e intenção de obtê-lo, além de possível apoio à permissão para políticos andarem armados nas Casas Legislativas.

Em paralelo: o presidente Jair Bolsonaro cogita defender o decreto das armas em vídeo nas redes sociais hoje.
O Plano Mansueto, programa de ajuda federal em fase de gestação, poderá ser utilizado por 12 estados e o Distrito Federal, segundo avaliação da equipe econômica. Governadores receberão aval da União para empréstimos, mas terão de apresentar plano de ajuste fiscal de quatro anos. O governo estima que as garantias poderão somar R$ 40 bilhões.

O que se sabe: o critério adotado pelo Plano Mansueto impedirá adesão do Rio, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E, ao contrário do Regime de Recuperação Fiscal, o novo programa exigirá que os estados continuem pagando dívidas ao Tesouro Nacional.
Ala radical do bolsonarismo trava guerra particular contra o tripé de credibilidade do governo, como se fosse preciso conter Guedes, Moro e Mourão para que a liderança do presidente se destaque
Viu isso?
Liberdade em pauta: a Sexta Turma do STJ julga hoje pedido de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer, com votos de apenas quatro dos cinco ministros.
Rumo à América: o presidente Jair Bolsonaro deve embarcar hoje à noite para os EUA. Em agenda preliminar, está previsto encontro com o ex-presidente George W. Bush amanhã, em Dallas.
Fora da agenda: a ONU informou que o governo brasileiro desistiu de sediar a Semana do Clima, encontro preparatório para a Conferência do Clima (COP25).
A caminho de casa: 46 fósseis de animais que viveram há mais de 100 milhões de anos serão devolvidos pela França ao Brasil, após serem exportados ilegalmente.
Missão econômica: anunciado por Bolsonaro, o reajuste da tabela do Imposto de Renda deve fazer parte da reforma tributária.
Destinos sorteados: o Flamengo enfrentará o Emelec nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na Sul-Americana, o Fluminense jogará com o Atlético Nacional; e o Botafogo, contra o Sol de América.
Palco da F1: em entrevista, Tamas Rohonyi, promotor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, afirma: o evento não trocará São Paulo pelo Rio.
Discutindo cooperação: o opositor venezuelano Juan Guaidó pediu reunião com o Comando Sul dos EUA. A aproximação com americanos pressiona as Forças Armadas da Venezuela, aliadas de Nicolás Maduro.
Para ler com calma
Misto de faroeste, ficção científica e horror, filme brasileiro disputa a Palma de Ouro. Evento exibe sátira às tramas de zumbi no primeiro dia: veja destaques
No podcast ‘A política como ela é’, da CBN, jornalista conta detalhes da entrevista que realizou com o ex-presidente, preso em Curitiba
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.