O ESSENCIAL: Maduro reúne militares, e tribunal ordena prisão de opositor na Venezuela

E mais: avaliação do MEC, reforma da Previdência, estudante baleada, Paulo Freire e Copa do Brasil
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 2 de MAIO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Após conter atos da oposição nos últimos dois dias, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reuniu militares para mostrar que tem apoio das Forças Armadas: pela manhã, marchou com cerca de 4.500 soldados. À tarde, o Tribunal Supremo de Justiça do país determinou a prisão do líder opositor Leopoldo López , que está refugiado na embaixada da Espanha.

No local: segundo a mulher de López, a residência do casal foi invadida e roubada por agentes de inteligência. A repórter Janaína Figueiredo, enviada especial à Venezuela, mostrou a desordem.

O que foi dito: autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó declarou que a intervenção militar no país é sua última opção.

Repercussão aqui e no mundo: o vice-presidente Hamilton Mourão analisou o levante de Juan Guaidó contra Maduro. A Rússia prometeu criar grupo para combater planos de ação militar na Venezuela.
 
Após suspensão e polêmica na gestão de Ricardo Vélez Rodríguez, o Ministério da Educação definiu que fará a avaliação da alfabetização infantil. Porém, o exame será aplicado por amostragem. O Sistema de Avaliação da Educação Básica incluirá testes para alunos de outras séries e está orçado em R$ 500 milhões.

Em paralelo: o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não quis comentar o corte de 30% no orçamento das universidades federais. Professores e alunos lançaram campanha contra a medida. O reitor da UFF diz que há risco de “não conseguir manter a universidade aberta”.
Explicando a deputados: o governo criou gabinete na Câmara para tirar dúvidas sobre a reforma da Previdência. O MDB declarou ser contra três itens da proposta.
Clima de ‘guerra fria’: auxiliares do vice-presidente Hamilton Mourão realizaram, recentemente, varredura em busca de grampos nas salas de seu gabinete e no Palácio do Jaburu.
Menina baleada: uma estudante de 13 anos foi atingida por uma bala perdida a caminho da escola na Zona Norte do Rio.
Alerta armamentista: Beatrice Fihn, Nobel da Paz em 2017, afirmou que os EUA contrataram mais de US$ 1 bilhão em mísseis nos três meses seguintes à saída de tratado sobre desarmamento nuclear.
Copa de clássicos: Flamengo enfrentará o Corinthians, e Fluminense pegará o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil. Confira os jogos.
Para ler com calma
Assista ao trailer de ‘Era uma vez em Hollywood’. Produção brasileira também integra lista das obras que concorrem à Palma de Ouro
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.