O ESSENCIAL: Em dia de atos em todo o país, Bolsonaro chama manifestantes de ‘idiotas úteis’

E mais: presidente nos EUA, Temer em liberdade, recorde de tela de Monet e programação da Flip
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 15 de maio de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Ao menos 173 cidades nos 26 estados do país e no Distrito Federal registraram protestos de estudantes, professores e profissionais de educação contra a decisão do governo de bloquear verbas de instituições federais de ensino.  

Os protestos reuniram milhares de pessoas. Veja como foram as manifestações no Rio, em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Brasília.

Reação: em visita aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro disse que os manifestantes são “idiotas úteis”, utilizados como “massa de manobra”. (Assista ao vídeo). A declaração repercutiu nas ruas.

Repercussão: artistas e personalidades declararam apoio aos atos em mensagens nas rede sociais.
Os protestos e a declaração de Jair Bolsonaro repercutiram na Câmara dos Deputados, durante sabatina do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Parlamentares expressaram irritação com o presidente e chegaram a falar em demissão do ministro.

Entenda: a irritação começou com um desmentido do governo. Na terça-feira, líderes partidários deixaram encontro com Weintraub anunciando a suspensão do bloqueio das verbas da Educação, por ordem de Bolsonaro. Em seguida, o Palácio do Planalto negou que estava recuando.

O que foi dito: o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que os deputados se confundiram e comparou o contingenciamento de verbas com suspender “a cervejinha do final de semana”.

Em paralelo: o Ministério Público Federal afirmou que o bloqueio do orçamento da Educação é inconstitucional.
Viu isso?
De volta aos EUA: em Dallas, o presidente Jair Bolsonaro disse que pretende ir a Nova York se o prefeito Bill de Blasio “deixar o poder”.
Liberdade e entrevista: o ex-presidente Michel Temer deixou a prisão em São Paulo. Na porta de casa, contou como acompanhou o julgamento do pedido de habeas corpus.
Do Facebook para o tribunal: por decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, a desembargadora Marília Castro Neves tornou-se ré em processo sobre injúria contra o ex-deputado Jean Wyllys.
Nuvem negra: considerado prévia do PIB, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central recuou 0,68% no primeiro trimestre. Instituições e analistas revisaram para baixo projeções para a economia.
Projeto-piloto: o ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou as cinco cidades que vão receber as primeiras medidas do plano nacional de segurança pública.
Descontrole em casa: um tenente-coronel do Exército manteve a mulher e os dois filhos reféns no Rio. Depois de 14 horas, ele se rendeu.
Seleção olímpica: 22 jogadores foram convocados para a disputa do Torneio de Toulon, em junho. Vinicius Jr. ficou de fora: há expectativa de ele ser chamado por Tite para a Copa América.
Tela ‘Les meules’, de 1890, é vendida após disputa em leilão que dobrou o preço inicial. Veja as 12 obras mais caras de todos os tempos
Programação completa é divulgada, com 33 autores. Evento em Paraty será realizado em julho e homenageará Euclides da Cunha
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.