O ESSENCIAL: Forças Armadas da Venezuela estão divididas, diz Guaidó ao GLOBO

E mais: Itamaraty, Damares Alves, Colégio Pedro II, freio para Aids e Los Hermanos no Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de MAIO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
As Forças Armadas da Venezuela estão dividas, garante o líder da oposição Juan Guaidó, em entrevista exclusiva. Autoproclamado presidente interino, Guaidó diz que os militares não querem mais o presidente Nicolás Maduro, mas temem perseguição. Afirma que pode solicitar cooperação internacional militar e comenta o papel do chavismo em eventual transição pós-Maduro.

Em paralelo: Maduro divulgou vídeo sobre lealdade militar.

Análise: Guaidó não era a primeira opção da oposição a Maduro e agora enfrenta dilema com a volta do líder Leopoldo López à cena política.
 
Ao discursar para novos diplomatas, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu que a diplomacia não fique “em cima do muro”. Araújo se emocionou e falou sobre a situação da Venezuela.

Análise: o colunista Bernardo Mello Franco destaca frases do discurso de Araújo que mostram o tom de autoajuda.
Jair Bolsonaro, presidente
Declaração durante pronunciamento para formandos do Instituto Rio Branco. Depois, afirmou que diplomatas evitam a guerra e disse ter mais preocupação com Argentina do que com a Venezuela
Festa julina: o Palácio do Planalto convocou secretários-executivos de todos os ministérios para planejar um balanço de 200 dias do governo, em julho. Porém, ainda não há metas definidas.
Cortes na Educação: o governo federal decidiu bloquear 36% do orçamento do Colégio Pedro II, no Rio. A instituição diz que as consequências serão “devastadoras”.
Isenções fiscais: 45,5% dos benefícios tributários concedidos pelo governo estão relacionados à Previdência Social. A intenção é reduzi-los.
Desabafo de Damares: a ministra da Família relatou ter sofrido ameaças de morte, mas negou que cogite deixar o governo.
Supremo diz não: o ministro Edson Fachin, do STF, negou pedido de habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito por dois advogados. Até a defesa do petista foi contra.
Gangue verde-amarela: nove brasileiros foram presos nos EUA acusados de praticar roubos, sequestros e tráfico de armas e drogas.
Turbulência no aeroporto: o jogador do Vasco Yago Pikachu deu um soco em um torcedor durante o desembarque do time em Manaus. Depois, explicou o episódio e pediu desculpas. Assista ao vídeo.
Cientistas europeus afirmam ter provado eficácia de remédios em impedir transmissão do vírus HIV pela via sexual
Banda volta ao Rio em turnê pelo país, que vai durar até 18 de maio. Tecladista Bruno Medina comenta repertório e nova fase dos integrantes do grupo
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.