O ESSENCIAL: Após PIB negativo, Guedes promete liberar saque de contas do FGTS

E mais: atos contra cortes na Educação, Bolsonaro e Toffoli, e o menor bebê do mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 30 de maio de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A economia voltou ao patamar de 2012: o Produto Interno Bruto foi de R$ 1,71 trilhão no primeiro trimestre de 2019, o que representa recuo de 0,2% e confirma o cenário negativo esperado por analistas. O resultado deixa o Brasil em 38º em ranking de 43 países.

O rompimento da barragem de Brumadinho (MG) ajudou a derrubar a economia. Veja como foi o desempenho dos setores. E entenda por que o país não cresce.

O que isso significa: economistas avaliam que o país pode não ter saído da estagnação, mesmo depois de ter registrado fraco crescimento nos anos anteriores. Entenda a diferença entre recessão, estagnação e depressão.

Repercussão: após a divulgação do resultado, o ministério da Economia responsabilizou governos anteriores. O ministro Paulo Guedes disse que pode liberar o saque das contas do FGTS, incluindo as ativas, para estimular a economia. Saiba como consultar seu saldo.

Opinião: em meio à queda do PIB, há alguns dados positivos, afirma Míriam Leitão.
 
Manifestantes voltaram às ruas para protestar contra o bloqueio de verbas do Ministério da Educação. Até 18h, ao menos 92 cidades de 21 estados e do Distrito Federal registravam atos, incluindo Rio, São Paulo, Brasília e Salvador. Os protestos foram convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Veja imagens.

Reação: o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que alunos foram coagidos a participar das manifestações e pediu que fossem feitas denúncias ao ministério. O MEC sugeriu o corte do ponto dos servidores que aderirem aos movimentos.
Viu isso?
Laços do Planalto: em discurso para deputados, Bolsonaro exaltou o presidente do STF, Dias Toffoli: “é muito bom termos a Justiça ao nosso lado, ao lado do que é certo, razoável e bom para o Brasil”.
Guerra santa: o deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) apresentou projeto de lei para substituir Paulo Freire como patrono da Educação no país. Ele sugere o jesuíta José de Anchieta, mas os padres são contra.
Código tucano: a cúpula do PSDB aprovou novo código de ética do partido, que expulsa condenados pela Justiça. O texto não prevê punição aos réus, como o deputado Aécio Neves (MG).
Obama no Brasil: em palestra em São Paulo, o ex-presidente dos EUA Barack Obama disse que o capitalismo não funciona quando há corrupção.
Ruído na justificativa: ao tentar explicar piada envolvendo o Vasco da Gama e a ciclovia Tim Maia, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, cometeu nova gafe: “meninas não entendem nada”.
Ataque no campus: a Delegacia de Atendimento à Mulher investiga uma denúncia de estupro de estudante na UFF em Niterói.
Menor bebê do mundo: uma menina que nasceu com 245 gramas e 23 centímetros recebeu alta depois de passar cinco meses sob cuidados em hospital dos EUA.
Regina Duarte, atriz
Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, diz que discordava da personagem revolucionária que interpretou em “Malu Mulher” (1979), que completa 40 anos
Conheça a história de brasileiras que inspiraram transformações da sociedade, como Dandara, Anita Garibaldi e Leila Diniz
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.