O ESSENCIAL: Justiça determina volta de Temer e coronel Lima à prisão

E mais: decreto sobre armas, Guedes na Câmara, corte de bolsas de pesquisa, e Flamengo na Libertadores
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 9 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ex-presidente Michel Temer deve se apresentar à Justiça Federal hoje. Ontem, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinou sua volta à prisão. A decisão também contempla José Baptista Lima, o coronel Lima.

O ex-presidente é acusado de liderar organização criminosa que recebeu propina na construção da usina nuclear de Angra 3.

O que foi dito: ao saber da decisão, Temer lamentou e prometeu se apresentar voluntariamente.
 
O número de pessoas autorizadas a portar armar no Brasil pode saltar com a adoção das novas regras estabelecidas pelo decreto do presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, há 36,7 mil portes válidos.  Só os habitantes de áreas rurais com mais de 25 anos passam de 18,6 milhões — há mais 19 grupos beneficiados pela medida.

O que vem por aí: o governo prepara decreto sobre importação de armas. Bolsonaro prometeu “quebrar o monopólio” do setor em 60 dias.
 
Durou mais de oito horas a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, na comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a reforma da Previdência. Em tom didático, Guedes respondeu a parlamentares e usou dados para reforçar discurso de que a proposta do governo combate privilégios do sistema de aposentadoria.

Avaliação: no fim, o ministro disse que a longa audiência foi positiva, mas reclamou de ter se sentido desrespeitado.

Contexto: seis em cada dez brasileiros considera a reforma necessária, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria.

Opinião: o governo perde tempo falando do projeto de capitalização, que nem foi apresentado, afirma Míriam Leitão.
O sentimento de um país à deriva, sem entender seu governo e sem entender a si mesmo, é — imagina-se — quase total, mesmo entre os que bolsonaram e esperavam em vão que o “mito” começasse a atuar
Viu isso?
Corte na Capes: o governo suspendeu a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Ontem, alunos protestaram em Niterói e São Paulo contra a redução do orçamento do ensino superior. Em conversa com estudante, Bolsonaro disse que a medida “não é por maldade”.
Ampliação do PPI: 59 novos projetos foram incluídos no Programa de Parcerias de Investimentos. São esperados investimentos de R$ 1,6 trilhão em 30 anos.
Delegado na Abin: o coordenador de segurança da campanha de Bolsonaro deve assumir o comando da Agência Brasileira de Inteligência.
Fuzilamento no Rio: o tenente do Exército Ítalo Romualdo fez 77 dos 83 disparos contra carro do músico Evaldo Rosa, que foi morto na ação.
Na ponta dos dedos: o Supremo Tribunal Federal liberou o uso de aplicativos de transporte, como Uber, 99 e Cabify. A decisão deverá ser aplicada por juízes de todo o país.
Tensão nuclear: os Estados Unidos aplicaram novas sanções a produtos do Irã, depois que Teerã anunciou ter suspendido parte do acordo que restringe enriquecimento de urânio.
Acusado de traição: agentes do serviço de Inteligência da Venezuela prenderam o vice-presidente da Assembleia Nacional do país.
Vaga no Uruguai: o Flamengo empatou com o Peñarol, em 0 a 0, e se classificou às oitavas de final da Copa Libertadores.
Adaptação de livro clássico, trama macabra recebe aprovação do escritor: ‘é assustador’. Filme sobre “Pokémon” também está na lista de estreias
Patrimônio cultural da Humanidade, capital do Equador é destino de quem quer combinar visitas a construções notáveis, beleza natural e gastronomia
No podcast ‘Dia a Dia da Economia’, da CBN, colunista conta detalhes do programa, que deve ser enviado ao Congresso hoje
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.