O ESSENCIAL: Temer se entrega, e governo é derrotado sobre destino do Coaf

E mais: partilha do pré-sal, indulto presidencial, decreto sobre armas, e agrotóxicos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 9 de MAIO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ex-presidente Michel Temer se apresentou à Polícia Federal durante a tarde. Por decisão da Justiça Federal, ele permanecerá preso em São Paulo. A cela destinada a Temer será improvisada, com banheiro, cama e mesa, e ele terá direito a alguns benefícios.

Defesa: advogados do ex-presidente protocolaram pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, que deverá ser analisado na terça-feira. No documento, afirmam que Temer foi submetido a “injusto e cruel constrangimento”.

Outro caso: Temer teve R$ 32 milhões bloqueados por decisão da Justiça Federal do Distrito Federal.
 
A comissão do Congresso que analisa Medida Provisória sobre a estrutura da administração de Jair Bolsonaro aprovou a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o da Economia. A decisão representa derrota do governo (veja como votaram os parlamentares).

Outras medidas: também foram aprovadas a volta da Fundação Nacional do Índio à pasta comandada pelo ministro Sergio Moro e uma proibição a auditores da Receita Federal de investigar crimes não fiscais, como corrupção.

Fique atento: a votação da MP no plenário da Câmara dos Deputados foi adiada. Se não for analisada até 3 de junho, volta a valer a estrutura do governo Michel Temer.

Bastidores: a cúpula da Câmara está disposta a derrotar Moro em todas as votações, informa Lauro Jardim.
Fragilidade econômica: após bloquear R$ 29 bilhões, o governo informou que prepara novo contingenciamento. E decidiu adiar para o ano que vem a partilha dos recursos do pré-sal com estados e municípios.
Formato do FGTS: a equipe econômica quer aumentar a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e mudar regras para saques.
Fogo amigo: apoiadores de Bolsonaro, deputados da bancada evangélica articulam para derrubar decreto sobre porte de armas no país.
Vale tudo: o Supremo Tribunal Federal devolveu validade ao decreto de Michel Temer sobre indulto a condenados por crimes do colarinho branco.
Acusado de caixa 2: o Tribunal Superior Eleitoral arquivou investigação sobre irregularidades na prestação de contas da campanha presidencial de Fernando Haddad (PT).
Terra do veneno: o número de casos de intoxicação por agrotóxicos dobrou no país em dez anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Luz e trevas: o Papa Francisco tornou obrigatório que bispos denunciem todas as suspeitas de abuso sexual dentro da Igreja Católica.
Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil
Em comentário sobre a peça publicitária retirada do ar após veto de Jair Bolsonaro e que agora será substituída
Para ler com calma
De Campinas, João Gabriel Pinheiro substituiu Kit Harrington em cenas da série da HBO após produtores identificarem semelhanças com o ator
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.