O ESSENCIAL: Decreto de Bolsonaro libera venda de fuzil para cidadão comum

E mais: aceno aos políticos, multas do Ibama, morte de Nikki Lauda, e novos finais para 'Game of Thrones'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 21 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O decreto do presidente Jair Bolsonaro que regulamenta o porte e posse de armas no país permitirá que qualquer cidadão compre um fuzil T4, de alta precisão, com capacidade para 30 tiros e usado por forças táticas militares.

O que está acontecendo: o fuzil é fabricado no Brasil pela empresa Taurus e está entre as armas que deixaram de ser de uso restrito.
 
Depois de emendar críticas à classe política nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro disse, em evento sobre reforma da Previdência, que “valoriza, sim, o Parlamento”. O gesto conciliatório foi seguido pelo ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, que afirmou apostar em “uma nuvem de bom senso” no Congresso.

Por que isso importa: as declarações representam esforço para melhorar a articulação política no momento em que o governo precisa de vitórias no Congresso — deputados ameaçam reverter o decreto sobre armas, e o prazo para aprovar a Medida Provisória que reduziu o número de ministérios está perto do fim.

Opinião: apesar dos acenos, há uma aposta na radicalização, diz Bernardo Mello Franco, na convocação de atos para defender o governo.
O presidente torna-se o Chacrinha da política, aquele que veio não para explicar, mas para confundir
Viu isso?
Rastro das movimentações: a Receita terá uma equipe especial para analisar declarações fiscais do senador Flávio Bolsonaro e outras 94 pessoas que tiveram sigilos quebrados pela Justiça.
Lista da impunidade: em dez anos, o Ibama recebeu apenas 4,4% do valor cobrado em multas ambientais. Levantamento inédito mostra que os maiores infratores são os que menos pagam.
Rotas solitárias: a possível saída da Avianca do mercado vai piorar a vida dos viajantes: em ao menos 18 rotas, terão apenas uma opção de voo direto. Preços das passagens devem subir.
Pedaços do Rio: com alerta ligado, a prefeitura tem lista de 17 viadutos e passarelas que precisam de obras de reparação. Rachaduras expõem a má conservação dos locais.
Banco dos réus: a Justiça argentina começa a julgar hoje a ex-presidente Cristina Kirchner, poucos dias após ela ter anunciado decisão de ser candidata à Vice-Presidência.
Sem piada: ao tomar posse, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, que fez carreira como comediante, anunciou a dissolução do Parlamento e antecipação de eleições.
Candidato único: o consórcio Rio Motorsports foi habilitado pela prefeitura para construir o novo autódromo do Rio, em Deodoro.
Piloto austríaco, de 70 anos, entrou para história ao sobreviver a acidente impressionante em 1976. Há oito meses, ele fez um transplante de pulmão
Perto de completar 60 anos, companhia reflete transformações políticas vividas pelos chineses. Turnê vai a São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba
Fábio Porchat, Raphael Montes, Lenine e outros aficionados sugerem desfechos diferentes para Daenerys, Jon Snow e mais personagens
No podcast da CBN, Marcelo Tas analisa a convivência em ‘bolhas polarizadas’ e os impactos do avanço da inteligência artificial
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.