O ESSENCIAL: Governadores querem revogação de decreto sobre armas

E mais: acordo para votar reforma administrativa, Mourão na China e prêmio para Chico Buarque
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 21 de maio de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Governadores de 13 estados e do Distrito Federal divulgaram carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro contra o decreto que ampliou o porte de armas no país. Além de pedir revogação da medida, dizem que novas regras podem aumentar a violência.

Enquanto isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negocia com o governo a alteração de pontos do decreto.

Em paralelo: Bolsonaro recebeu outra carta. A organização Anistia Internacional apresentou, em Brasília, texto crítico à medida armamentista e a propostas anticrime do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.
 
A divisão do Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas não deve mais ocorrer. O Palácio do Planalto e a cúpula do Congresso chegaram a acordo sobre a estrutura administrativa do governo, redesenhada por meio da Medida Provisória 870, que precisa ser votada até 3 de junho.

Fique atento: o governo espera que a MP seja apreciada nesta quarta-feira. Não houve, porém, decisão sobre a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia. A mudança será votada por destaque.
 
O presidente Jair Bolsonaro decidiu não participar dos atos em defesa de sua administração no domingo, argumentando que não quer associar os protestos ao governo. As manifestações foram convocadas por aliados do presidente após reação popular contra o bloqueio de verbas do Ministério da Educação.

O que está acontecendo: apesar de endossada por parlamentares do PSL, a convocação para os atos provocou brigas no partido. O presidente da sigla, o deputado Luciano Bivar (PE), declarou ser contra, e a bancada decidiu não apoiar o movimento.

O que dizem os aliados: o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), condenou a manifestação. Líder do Movimento Brasil Livre, grupo que mobilizou atos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) criticou Bolsonaro.
Viu isso?
Distribuição de medalhas: pela segunda vez em um mês, Jair Bolsonaro condecorou os filhos Eduardo e Flávio. Eles e outros 15 ministros do governo receberam a Ordem do Mérito Naval.
Visita a Pequim: o vice-presidente Hamilton Mourão pregou paciência ao Brasil diante da guerra comercial entre EUA e China, disse que há “demonização” de produtos chineses e comentou parcerias aeroespaciais.
Taxa extra: a Agência Nacional de Energia Elétrica elevou em até 50% as bandeiras tarifárias. Em junho, a conta de luz vai subir.
Voto contra: única mulher na comissão que julga tropa que fuzilou carro no Rio, a ministra Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar, disse que os militares mataram duas pessoas e mentiram.
Rota preciosa: a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de R$ 1 milhão em esmeraldas em um ônibus na Rodovia Presidente Dutra.
Três meses após fogo: o Flamengo e o Ministério Público se acertaram, e atletas menores de idade voltarão ao alojamento do Ninho do Urubu.
Brexit sob revisão: o novo acordo da primeira-ministra Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia incluirá a realização de um segundo referendo para confirmar a decisão.
Capital portuguesa é vista como a ‘nova Miami’ e colhe resultado de política de incentivos para estrangeiros na compra de propriedades
Escritor e compositor é o 13º brasileiro a receber a prestigiada premiação da língua portuguesa, oferecida pelos governos de Portugal e Brasil
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.