O ESSENCIAL: STJ liberta Temer, e Câmara convoca Weintraub, que será sabatinado

E mais: Irmã Dulce vira santa, Flávio Bolsonaro e falha no WhatsApp
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 14 de MAIO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça revogou as prisões preventivas do ex-presidente Michel Temer e de João Baptista Lima, o coronel Lima. A decisão foi unânime e é provisória — a liminar vale até uma análise definitiva sobre o caso.

O que foi decidido: para deixar a prisão, Temer e Lima terão de cumprir medidas cautelares, como entregar o passaporte.

O que foi dito: “prestígio político”, “caça às bruxas” e “fatos revoltantes”: veja como os ministros do STJ sustentaram seus votos.
 
Em votação expressiva, com placar de 307 a 82, líderes de partidos do centrão e da oposição impuseram nova derrota ao governo na Câmara dos Deputados: o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado para falar no plenário da Casa amanhã.

Aconteceu hoje: o centrão já havia demonstrado descontentamento mais cedo, quando rejeitou participar de reunião com o presidente Jair Bolsonaro sobre a Medida Provisória que organiza a estrutura administrativa do governo. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o risco de a MP perder validade é “zero”.
Fé no filho: o ministro Onyx Lorenzoni declarou que o Palácio do Planalto tem “tranquilidade” e “confiança” no senador Flávio Bolsonaro, que teve sigilo quebrado pela Justiça do Rio.
Ecos do Império: integrantes do movimento negro fizeram ato na Câmara durante sessão sobre os 131 anos da Lei Áurea. Um grupo de monarquistas reagiu gritando “Isabel”, em defesa da princesa.
Alerta de Maia: em Nova York, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o país pode enfrentar “colapso social” com a combinação do teto de gastos e um cenário de falta de crescimento econômico.
Mais um: o Ministério Público Federal enviou ao Congresso nota técnica que classifica como inconstitucional o decreto sobre porte de armas.
Ressarcimento ao Estado: a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas na prisão. O texto será analisado pelo plenário.
Cannabis no STF: importar sementes da planta que dá origem à maconha não é crime, segundo decisão do ministro Celso de Mello.
Questões da vizinhança: a Terceira Turma do STJ decidiu que condomínios não podem proibir morador de criar animal de estimação.
Porta fechada: o número de brasileiros barrados em Portugal mais que dobrou em um ano: 2.856 foram mandados de volta para o país em 2018.
Brecha virtual: o WhatsApp descobriu falha na segurança que pode permitir ataques hackers e pediu que os usuários atualizem o aplicativo.
Para ler com calma
Decreto do Papa Francisco reconhece segundo milagre da freira baiana que dedicou a vida aos pobres. Entenda como funciona o processo de canonização
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.