O ESSENCIAL: Para manter ganhos com Previdência, governo prepara emendas à reforma

E mais: regras brandas para atiradores esportivos, virada épica do Flu, e efeitos da guerra comercial EUA-China
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de maio de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
O governo articula com aliados uma estratégia para se contrapor aos políticos que planejam mudar a proposta da reforma da Previdência e reduzir o impacto fiscal do novo sistema. As mudanças começam a ser discutidas na comissão especial no Congresso.

Qual o plano: o governo tem pronto um conjunto de emendas que serão encampadas por deputados aliados, para fazer frente às sugestões mais radicais vindas da oposição.

Pontos polêmicos: as emendas preparadas pela equipe econômica abordam as medidas mais criticadas – mudanças no BPC e na aposentadoria de trabalhadores rurais, professores, policiais federais e servidores, além do sistema de capitalização. A ideia é reduzir resistência no Congresso sem comprometer a economia de R$ 1 trilhão em dez anos.  
 
Jair Bolsonaro falou que vai assinar esta semana um decreto alterando regras para colecionadores de armas, atiradores e caçadores. O presidente já havia dito que iria "facilitar a vida" desse grupo.

Mudanças: segundo Bolsonaro, quem tem esse tipo de registro não terá mais limite de munição e poderá transportar arma carregada. Hoje, esse transporte só pode ser feito do local de guarda até o local de treino ou competição.

Contexto: nos últimos cinco anos, o número de registros para atiradores, caçadores e colecionadores deu um salto, somando um arsenal maior do que o que está nas mãos da segurança privada.
Em partida épica na Arena do Grêmio, o Fluminense virou sobre os anfitriões após levar três gols em 21 minutos e venceu sua primeira partida no Brasileiro, por 5 a 4.  Em SP, o Flamengo, jogando com o time reserva, empatou em 1 a 1 com o tricolor paulista. Já o Botafogo venceu mais uma em casa: 1 a 0 sobre o Fortaleza.
Bolsonaro é rápido no gatilho, mas é preciso pesar com cuidado as saídas para a crise na Venezuela
Viu isso?
Tensão no Oriente Médio: após grupos palestinos dispararem 600 foguetes contra o território israelense, causando ao menos quatro, Netanyahu ordenou bombardeios 'massivos' contra a região. A ação deixou mais de 20 mortos, entre eles um líder do Hamas.
Viagem cancelada: depois de Bolsonaro desistir de ir aos Estados Unidos receber um prêmio, o prefeito de Nova York, cidade que sediaria o evento, comemorou. O democrata Bill de Blasio disse que o brasileiro havia fugido. O vice Hamilton Mourão rebateu dizendo que prefeito "ofende todo o Brasil" ao criticar Bolsonaro.
Pressão comercial: o presidente Donald Trump anunciou, via redes sociais, o aumento da tarifa dos Estados Unidos sobre produtos chineses. Trump havia adiado a alta nas taxas após 'conversas produtivas' com a China. Em reação, as Bolsas asiáticas e europeias abriram em queda.
Violência contra a mulher: estudante universitária relata o terror que passou ao ser estuprada por três homens durante quatro horas, em Cabo Frio. Ela conta que bateu em dez casas em busca de ajuda, mas ninguém quis atender.
Prateleira vazia: a crise na oferta de medicamentos distribuídos obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde pode afetar 2 milhões de pacientes. Saiba quais tratamentos estão ameaçados de desabastecimento.
Tensão nas ruas: com a forte presença de policiais e militares nas ruas de Caracas, foi pequena a adesão aos protestos de oposição convocados para o sábado. O líder opositor Juan Guaidó, que encabeçou uma tentativa de levante, reconheceu que superestimou o apoio de militares contra o governo de Nicolás Maduro.
Descoberta arqueológica: uma missão encontrou um cemitério de mais de 4 mil anos perto das pirâmides do Egito. Caixões de madeira decorados abrigariam funcionários do alto escalão da quinta dinastia. 
Sobrevivente de Auschwitz, a terapeuta Edith Eger conta como superou o trauma e transformou o ódio em perdão
Para ler com calma
Atriz posa pela primeira vez com Rael, de cinco meses
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.